Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4868
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Railson Jorge Soares-
dc.creatorAraújo, Samires Oliveira-
dc.date.accessioned2025-05-26T11:52:24Z-
dc.date.available2025-05-26-
dc.date.available2025-05-26T11:52:24Z-
dc.date.issued2025-02-06-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Railson Jorge Soares. Uma proposta pedagógica lúdica com geometria para alunos com tea no ensino médio. 2025. 47 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2025. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4868pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4868-
dc.description.abstractThe main objective of the research is to present a playful pedagogical proposal on geometry for teaching autistic students in the 1st year of high school. To this end, we first carried out a bibliographical research in the Annals of National Meetings of Inclusive Mathematics Education (ENEMI's), with the aim of understanding autism and its relationship with mathematics education. Throughout the bibliographical research, we used a qualitative approach and carried out a critical analysis of the 24 selected works, among which, the majority approached play as a mathematics teaching methodology. Subsequently, we built a pedagogical proposal with the aim of understanding how play helps in teaching geometry to autistic high school students. Finally, we found that this teaching could re-signify the mathematical curricular component as enjoyable; Furthermore, we show that through play, logical reasoning and geometric knowledge can be developed, stimulate social interaction and redirect the student's attentionpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectLúdico e Geometriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMatemática Inclusivapt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectPlayful and Geometrypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInclusive Mathematicspt_BR
dc.titleUma proposta pedagógica lúdica com geometria para alunos com TEA no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeA playful pedagogical proposal with geometry for students with TEA in high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Mauro Guterres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6202191980533317pt_BR
dc.contributor.referee1Melo , Rayane de Jesus Santos-
dc.contributor.referee2Silva, Elvys Wagner Ferreira da-
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo principal apresentar uma proposta pedagógica lúdica sobre geometria para o ensino de alunos autistas do 1° ano do Ensino Médio. Para tanto, primeiramente realizamos uma pesquisa bibliográfica nos Anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI9s), com o intuito de entender sobre o autismo e a sua relação com a educação matemática. Ao longo da pesquisa bibliográfica utilizamos a abordagem qualitativa e efetuamos a análise crítica das 24 obras selecionadas, dentre as quais, a maioria abordava o lúdico como metodologia de ensino de matemática. Posteriormente, construímos uma proposta pedagógica com intuito de compreender como o lúdico colabora no ensino de geometria para os alunos autistas do Ensino Médio. Por fim, constatamos que essa didática poderá ressignificar a componente curricular matemática, como prazerosa; ademais, evidenciamos que através do lúdico pode ser desenvolvido o raciocínio lógico, o conhecimento geométrico, estimular a interação social e redireciona a atenção do alunopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC – RAILSON JORGE SOARES RODRIGUES, SAMIRES OLIVEIRA ARAÚJO – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2025.pdfPDF A642.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.