Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Gabriel Victor Lima-
dc.date.accessioned2025-05-19T13:23:56Z-
dc.date.available2025-05-19-
dc.date.available2025-05-19T13:23:56Z-
dc.date.issued2024-08-14-
dc.identifier.citationCRUZ, Gabriel Victor Lima. A importância da literatura infantojuvenil na formação de novos leitores. 2024.46f. Monografia (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Pedreiras, Universidade Estadual do Maranhão, Pedreiras-MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4818pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4818-
dc.description.abstractEncouraging the habit of reading from childhood is fundamental in the contemporary educational context, especially due to competition with digital stimuli. The present study aims to examine the contribution of children's literature in the formation of new readers, seeking to understand the lasting benefits of this practice in children's lives. This study will use some important authors to better understand the topic. Veridiana Almeida (2011), for example, is an essential choice because she explores the importance of children's literature and how it has evolved over time. The methodological approach used in conducting this research is based on a bibliographic survey, which includes consultation of various sources, such as books, articles and texts, with exploratory purposes and a qualitative approach. The research concludes that children's literature plays a crucial role in the cognitive, emotional and social development of children, establishing a solid foundation for a reading habit that can last a lifetimept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLeitorespt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReaderspt_BR
dc.titleA importância da literatura infantojuvenil na formação de novos leitorespt_BR
dc.title.alternativeThe importance of children's literature in the formation of new readerspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4807872504292082pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Anny Gabrielly Araújo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5298998859777687pt_BR
dc.contributor.referee1Luz, Edma Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0118384373170118pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Ruth Jonielle Carvalho Novais de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6078085178995191pt_BR
dc.description.resumoIncentivar o hábito de leitura desde a infância é fundamental no contexto educacional contemporâneo, especialmente devido à concorrência com os estímulos digitais. O presente estudo teve como objetivo examinar a contribuição da literatura infantojuvenil na formação de novos leitores, buscando compreender os benefícios duradouros dessa prática na vida das crianças. Esse estudo utilizou alguns autores importantes para a compreensão melhor do tema. Veridiana Almeida (2011), por exemplo, é uma escolha essencial porque ela explora a importância da literatura infantojuvenil e como ela evoluiu ao longo dos tempos. A abordagem metodológica empregada na condução desta pesquisa baseou-se em um levantamento bibliográfico, que incluiu a consulta de diversas fontes, tais como livros, artigos e textos, tendo por fins característica exploratória e uma abordagem qualitativa. A pesquisa concluiu que a Literatura Infantojuvenil desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, estabelecendo uma base sólida para o hábito da leitura que pode durar por toda a vidapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pedreiraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Pedreiras UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GABRIEL VICTOR LIMA CRUZ - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA - PEDREIRA UEMA 2024.pdfPDF A351.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.