Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4818
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cruz, Gabriel Victor Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-19T13:23:56Z | - |
dc.date.available | 2025-05-19 | - |
dc.date.available | 2025-05-19T13:23:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Gabriel Victor Lima. A importância da literatura infantojuvenil na formação de novos leitores. 2024.46f. Monografia (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Pedreiras, Universidade Estadual do Maranhão, Pedreiras-MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4818 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4818 | - |
dc.description.abstract | Encouraging the habit of reading from childhood is fundamental in the contemporary educational context, especially due to competition with digital stimuli. The present study aims to examine the contribution of children's literature in the formation of new readers, seeking to understand the lasting benefits of this practice in children's lives. This study will use some important authors to better understand the topic. Veridiana Almeida (2011), for example, is an essential choice because she explores the importance of children's literature and how it has evolved over time. The methodological approach used in conducting this research is based on a bibliographic survey, which includes consultation of various sources, such as books, articles and texts, with exploratory purposes and a qualitative approach. The research concludes that children's literature plays a crucial role in the cognitive, emotional and social development of children, establishing a solid foundation for a reading habit that can last a lifetime | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitores | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Readers | pt_BR |
dc.title | A importância da literatura infantojuvenil na formação de novos leitores | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of children's literature in the formation of new readers | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4807872504292082 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Anny Gabrielly Araújo dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5298998859777687 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luz, Edma Ribeiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0118384373170118 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leite, Ruth Jonielle Carvalho Novais de Sousa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6078085178995191 | pt_BR |
dc.description.resumo | Incentivar o hábito de leitura desde a infância é fundamental no contexto educacional contemporâneo, especialmente devido à concorrência com os estímulos digitais. O presente estudo teve como objetivo examinar a contribuição da literatura infantojuvenil na formação de novos leitores, buscando compreender os benefícios duradouros dessa prática na vida das crianças. Esse estudo utilizou alguns autores importantes para a compreensão melhor do tema. Veridiana Almeida (2011), por exemplo, é uma escolha essencial porque ela explora a importância da literatura infantojuvenil e como ela evoluiu ao longo dos tempos. A abordagem metodológica empregada na condução desta pesquisa baseou-se em um levantamento bibliográfico, que incluiu a consulta de diversas fontes, tais como livros, artigos e textos, tendo por fins característica exploratória e uma abordagem qualitativa. A pesquisa concluiu que a Literatura Infantojuvenil desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, estabelecendo uma base sólida para o hábito da leitura que pode durar por toda a vida | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Pedreiras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Pedreiras UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - GABRIEL VICTOR LIMA CRUZ - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA - PEDREIRA UEMA 2024.pdf | PDF A | 351.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.