Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Regiane Barbosa do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-05-19T12:39:15Z-
dc.date.available2025-05-19-
dc.date.available2025-05-19T12:39:15Z-
dc.date.issued2024-07-30-
dc.identifier.citationGOMES, Regiane Barbosa do Nascimento. A relevância da literatura infantil para a construção de leitores: uma reflexão no 9º ano do ensino fundamental. 2024. 47f. Monografia (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Pedreiras, Universidade Estadual do Maranhão, Pedreiras-MA, 2024. Disponível em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4814-
dc.description.abstractThis research aims to present the relevance of children's literature in building readers. As a methodological path for this research, bibliographic and field research was used, with a qualitative and descriptive approach. Reflecting on the teaching of children's literature is proposing a new way of teaching. Therefore, it is pertinent to question the relevance of teaching children's literature for the training of readers. Research shows that early exposure to children's literature enriches vocabulary, improves oral and written expression skills, and encourages critical and creative thinking. Children's literature, with its engaging narratives and attractive illustrations, awakens children's curiosity and motivates them to explore the world of books. This process of literary immersion from an early age is crucial to creating a solid foundation for literacy and a love of reading, which extends throughout school life and beyond. Preliminary results indicate that the teacher's role as mediator is fundamental to the development of this reader, as well as support from family and school. Thus, the study suggests that the integration of children's literature into the school curriculum contributes significantly to the development of reading skills. and for the formation of critical and proficient readers. Finally, it shows that children's literature not only enriches children's cognitive and emotional development, but also plays a crucial role in the formation of a reading and critical societypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura infantilpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectLivropt_BR
dc.subjectChildren's readingpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectReaderpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectBookpt_BR
dc.titleA relevância da literatura infantil para a construção de leitores: uma reflexão no 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe relevance of children's literature for the development of readers: a reflection in the 9th grade of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Anny Gabrielly Araújo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5298998859777687pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Ruth Jonielle Carvalho Novais de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6078085178995191pt_BR
dc.contributor.referee2Magalhães, Rayanne de Freitas-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo apresentar a relevância da literatura infantil na construção de leitores. Como percurso metodológico para essa pesquisa, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo, com uma abordagem qualitativa e descritiva. Refletir sobre o ensino da literatura infantil é propor uma nova maneira de ensinar. Portanto, é pertinente questionar qual a relevância da efetivação do ensino de literatura infantil para a formação de leitores. A pesquisa evidencia que a exposição precoce à literatura infantil enriquece o vocabulário, melhora a habilidade de expressão oral e escrita, e incentiva o pensamento crítico e criativo. A literatura infantil, com suas narrativas envolventes e ilustrações atraentes, desperta a curiosidade das crianças e as motiva a explorar o mundo dos livros. Esse processo de imersão literária desde cedo é crucial para criar uma base sólida para a alfabetização e para o amor pela leitura, que se estende ao longo da vida escolar e além. Os resultados preliminares indicam que a atuação do professor como mediador é fundamental para a formação desse leitor assim como o apoio da família e escola .Desse modo , o estudo sugere que a integração da literatura infantil no currículo escolar contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades leitoras e para a formação de leitores críticos e proficientes. Por fim, mostra que a literatura infantil não só enriquece o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, mas também desempenha um papel crucial na formação de uma sociedade leitora e críticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pedreiraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Pedreiras UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - REGIANE BARBOSA DO NASCIMENTO GOMES - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA - PEDREIRA UEMA 2024.pdfPDF A549.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.