Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4803
Título: | Dificuldade na escrita e leitura no 7° ano do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Difficulty in writing and reading in the 7th grade of elementary school |
Autor(es): | Brandão, Maximiano Alves |
Orientador: | Araújo, Jackeline Carneiro de |
Membro da Banca: | Florêncio, Deymika de Carvalho |
Membro da Banca: | Luz, Edma Ribeiro |
Data do documento: | 2024-08-14 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo investigar quais as dificuldades apresentadas pelos alunos na leitura e na escrita no 7º ano do Ensino Fundamental, caracterizando ainda as possíveis causas que interferem na aprendizagem, refletindo sobre as práticas pedagógicas que estão sendo aplicadas para desenvolver competências leitoras nos alunos. No decorrer dessa trajetória , com base em uma pesquisa bibliográfica, evidenciase que os alunos chegam ao 7º ano com dificuldades na leitura, seja da palavra escrita ou da interpretação do que lêem e ouvem e na escrita dificilmente conseguem expressar seus pensamentos por meio da grafia. Esta constatação é também possível a partir de uma breve observação sobre essas dificuldades junto aos alunos de uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Rui Barbosa, localizada no povoado Bom- Princípio, município de Esperantinópolis-MA. Buscamos embasamento teórico em autores como: Cagliari (2009); Franco (1995); Freire (1989); Kirk (1962); Kleiman (2002); Libâneo (2006); Silva (2003); dentre outros. O estudo concluiu que de fato os alunos alcançam o sétimo ano sem necessariamente haver desenvolvido as competências de leitura e escrita conforme preconizados nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs |
Resumo: | The present study aims to investigate the difficulties faced by students in reading and writing in the 7th grade of Elementary School, also characterizing the possible causes that interfere with learning, reflecting on the pedagogical practices that are being applied to develop reading skills in students. Throughout this journey, based on bibliographic research, it is evident that students reach the 7th grade with difficulties in reading, whether of the written word or the interpretation of what they read and hear, and in writing, they hardly manage to express their thoughts through writing. This finding is also possible from a brief observation of these difficulties among the students of a 7th-grade class at Rui Barbosa Municipal School, located in the Bom-Princípio village, in the municipality of Esperantinópolis-MA. We seek theoretical support from authors such as Paulo Freire, Luiz Carlos Cagliari, Emília Ferreiro, Ana Teberosky among others. The study concluded that, in fact, students reach the seventh grade without necessarily having developed the reading and writing skills as recommended in the National Curriculum Parameters – PCNs |
Palavras-chave: | Dificuldades na aprendizagem Professor Aluno Leitura Escrita Práticas pedagógicas Learning difficulties Student Writing Teacher Reading Práticas pedagógicas |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Pedreiras UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MAXIMIANO ALVES BRANDÃO- LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA - PEDREIRA UEMA 2024.pdf | PDF A | 308 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.