Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4803
Título: Dificuldade na escrita e leitura no 7° ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Difficulty in writing and reading in the 7th grade of elementary school
Autor(es): Brandão, Maximiano Alves
Orientador: Araújo, Jackeline Carneiro de
Membro da Banca: Florêncio, Deymika de Carvalho
Membro da Banca: Luz, Edma Ribeiro
Data do documento: 2024-08-14
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente estudo tem por objetivo investigar quais as dificuldades apresentadas pelos alunos na leitura e na escrita no 7º ano do Ensino Fundamental, caracterizando ainda as possíveis causas que interferem na aprendizagem, refletindo sobre as práticas pedagógicas que estão sendo aplicadas para desenvolver competências leitoras nos alunos. No decorrer dessa trajetória , com base em uma pesquisa bibliográfica, evidenciase que os alunos chegam ao 7º ano com dificuldades na leitura, seja da palavra escrita ou da interpretação do que lêem e ouvem e na escrita dificilmente conseguem expressar seus pensamentos por meio da grafia. Esta constatação é também possível a partir de uma breve observação sobre essas dificuldades junto aos alunos de uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Rui Barbosa, localizada no povoado Bom- Princípio, município de Esperantinópolis-MA. Buscamos embasamento teórico em autores como: Cagliari (2009); Franco (1995); Freire (1989); Kirk (1962); Kleiman (2002); Libâneo (2006); Silva (2003); dentre outros. O estudo concluiu que de fato os alunos alcançam o sétimo ano sem necessariamente haver desenvolvido as competências de leitura e escrita conforme preconizados nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs
Resumo: The present study aims to investigate the difficulties faced by students in reading and writing in the 7th grade of Elementary School, also characterizing the possible causes that interfere with learning, reflecting on the pedagogical practices that are being applied to develop reading skills in students. Throughout this journey, based on bibliographic research, it is evident that students reach the 7th grade with difficulties in reading, whether of the written word or the interpretation of what they read and hear, and in writing, they hardly manage to express their thoughts through writing. This finding is also possible from a brief observation of these difficulties among the students of a 7th-grade class at Rui Barbosa Municipal School, located in the Bom-Princípio village, in the municipality of Esperantinópolis-MA. We seek theoretical support from authors such as Paulo Freire, Luiz Carlos Cagliari, Emília Ferreiro, Ana Teberosky among others. The study concluded that, in fact, students reach the seventh grade without necessarily having developed the reading and writing skills as recommended in the National Curriculum Parameters – PCNs
Palavras-chave: Dificuldades na aprendizagem
Professor
Aluno
Leitura
Escrita
Práticas pedagógicas
Learning difficulties
Student
Writing
Teacher
Reading
Práticas pedagógicas
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Pedreiras UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MAXIMIANO ALVES BRANDÃO- LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA - PEDREIRA UEMA 2024.pdfPDF A308 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.