Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Sílvio Luís Nascimento da-
dc.date.accessioned2025-05-15T18:00:14Z-
dc.date.available2025-05-15-
dc.date.available2025-05-15T18:00:14Z-
dc.date.issued2024-08-14-
dc.identifier.citationSILVA, Sílvio Luís Nascimento da. A análise e (re)escrita de notícias como prática no 6° ano do ensino fundamental da U.E. Benilde Nina. 2024. 51 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Pedreiras, Universidade Estadual do Maranhão, Pedreiras-MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4793pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4793-
dc.description.abstractThe present work outlines a study conducted on news writing as a classroom practice, describing the results of an action research carried out through an intervention project applied to a 6th-grade class at the Benilde Nina Teaching Unit, located in the village of Alto de Areia in Pedreiras – MA. The main objective was to provide students with a better understanding of the news text genre, allowing for comprehension and analysis, where through this didactic sequence, students produced rewrites of presented news articles. Thus, the justification for this research is backed by the importance of providing this approach in the classroom, highlighting how activities in this context can positively contribute to students' teaching and learning process in general. Based on theorists who address the teaching of text genres, such as Marcuschi (2003), Koch (2004), Koch and Elias (2010), among others who were significantly important for the theoretical foundation of this work, the present research also includes the analysis of written productions obtained in field research, which through a didactic sequence, yielded positive results, making it notable that these students were able to understand the proposed topic and carry out the requested productions. Thus, the applied didactic sequence allowed students to analyze, write, and rewrite news articles, assisting them in the process of understanding the structure of the text genre, and also enabling the ability to synthesize and interpret the presented newspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectNotíciaspt_BR
dc.subjectGênero textual notíciapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectText genre: newspt_BR
dc.subjectNewspt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.titleA análise e (re)escrita de notícias como prática no 6° ano do ensino fundamental da U.E. Benilde Ninapt_BR
dc.title.alternativeNews analysis and rewriting as a practice in the 6th grade of elementary school at U.E. Benilde Ninapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2874840191028398pt_BR
dc.contributor.advisor1Araujo, Jackeline Carneiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9840251877537363pt_BR
dc.contributor.referee1Florêncio, Deymika de Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5914310379666721pt_BR
dc.contributor.referee2Luz, Edma Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0118384373170118pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho esboça um estudo realizado acerca da reescrita de notícias como prática em sala de aula, descrevendo os resultados de uma pesquisa-ação que foi feita por meio de um projeto de intervenção aplicado em uma turma de 6º ano do ensino fundamental na Unidade de Ensino Benilde Nina, localizada no povoado Alto de Areia em Pedreiras – MA, tendo como principal objetivo, proporcionar aos estudantes uma melhor compreensão acerca do gênero textual notícia, permitindo o entendimento e análise onde, através dessa sequência didática, os estudantes produzissem a reescrita de notícias apresentadas. Assim sendo, a justificativa desta pesquisa é respaldada na importância de proporcionar essa abordagem em sala de aula, assim, é evidenciado como atividades nesse contexto podem contribuir positivamente para o ensino-aprendizagem dos alunos de modo geral. Fundamentado a partir de teóricos que elencam o ensino de gêneros textuais, como Marcuschi (2003), Koch (2004), Koch e Elias (2010), entre outros que foram de significativa importância para o embasamento teórico deste trabalho, a presente pesquisa dispõe também da análise de produções escritas obtidas em uma pesquisa de campo, que por meio de uma sequência didática, foi possível obter resultados positivos, sendo notável perceber que esses alunos puderam compreender o assunto proposto e realizar as produções solicitadas. Assim, a sequência didática aplicada propiciou aos alunos a análise, escrita e reescrita de notícias, auxiliando os alunos no processo de compreensão da estruturação do corpo do gênero textual, e permitindo também a capacidade de síntese e interpretação sobre as notícias apresentadaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pedreiraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Pedreiras UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SÍLVIO LUÍS NASCIMENTO DA SILVA - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA - PEDREIRA UEMA 2024.pdfPDF A2.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.