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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4786
Título: | Angústia e Memória: a crise existencial do ser em Luís da Silva na obra Angústia de Graciliano Ramos |
Título(s) alternativo(s): | Anguish and Memory: the existential crisis of being in Luís da Silva in the work Angústia by Graciliano Ramos |
Autor(es): | Sousa, Francisco Dheyson Moraes de |
Orientador: | Silva, Francinaldo Pereira da |
Membro da Banca: | Leite, Ruth Jonielle Carvalho Novais de Sousa |
Membro da Banca: | Oliveira, Rubenil da Silva |
Data do documento: | 2024-07-31 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar os aspectos da crise existencial da personagem fragmentada Luís da Silva da obra Angústia, a fim de relacionar sua angústia e memórias com sua visão decadente do mundo. Nesse viés, julga-se oportuno salientar que Luís da Silva tem seu processo de construção mediante aos modelos exigidos ao homem do século XX, todavia, é um indivíduo considerado emblemático por travar consigo e com o mundo sua angústia existencial. Sendo assim, Angústia (1936), de Graciliano Ramos, promove o diálogo de forma verossímil ao monólogo do herói decadente. Para além disso, o personagem aparece fragmentado em detrimento dos aspectos voltados à angústia e memórias que são trazidos à tona em seu monólogo. Para tanto, a escolha da temática justifica-se pela leitura feita e por ser um romance com um olhar mais direcionado às identidades do homem (pós) moderno em situação conflitante consigo. Por consequência disso, apresenta-se para discussão os postulados teóricos de Bauman (2004; 2011); Berman (1986); Halbwachs (1990); Freud (2014); Hall (2006); Kierkegaard (2017); Lacan (2005); Pollak (1992); Sartre (2007) trazendo considerações antes do momento da análise. Ademais, o segundo momento conta com discussões diversas sobre a estética modernista, a trajetória e fortuna do autor seguidas da crítica por ser antes de tudo uma apresentação para a análise. Dessa maneira, o momento determinou a leitura e releitura do romance Angústia, revisitando Ramos (2023); Bosi (2015); Candido (2006); Velloso (2010); Moisés (2019). Consequentemente, a análise está dividida em três capítulos, nos quais são desenvolvidos sobre os conceitos teóricos, partindo para os discursos sobre o autor, a obra e a crítica, refletidas na análise de fragmentos de Angústia, relacionando-os aos aspectos de angústia e memórias do personagem fragmentado e decadente. Como resultados, ressalta-se que Luís da Silva se confirma como um personagem construído com fragmentos e decadência, sua trajetória marca seu conflito com a existência no mundo moderno, o monólogo do personagem funde em idas imediatas ao passado como apelo para se distanciar do sofrimento no presente. As lembranças são o ponto para essa libertação até certo modo cômodo, mas logo se fundem com as situações do meio presente que acaba abalando ainda mais a consciência de Luís da Silva |
Resumo: | This work aims to analyze aspects of the existential crisis of the fragmented character Luís da Silva from the work Angústia, in order to relate his anguish and memories with his decadent view of the world. In this sense, it is considered opportune to highlight that Luís da Silva's construction process was based on the models required of 20th century man, however, he is an individual considered emblematic for facing his existential anguish within himself and with the world. Therefore, Angústia (1936), by Graciliano Ramos, promotes dialogue in a believable way to the monologue of the decadent (anti) hero. Furthermore, the character appears fragmented to the detriment of the aspects focused on anguish and memories that are brought to the surface in his monologue. To this end, the choice of theme is justified by the reading done and because it is a novel with a more focused look at the identities of (post)modern man in a conflicting situation. Consequently, the theoretical postulates of Bauman (2004; 2011) are presented for discussion; Berman (1986); Halbwachs (1990); Freud (2014); Hall (2006); Kierkegaard (2017); Lacan (2005); Pollak (1992); Sartre (2007) bringing considerations before the moment of analysis. Furthermore, the second moment features various discussions about modernist aesthetics, the author's trajectory and fortune followed by criticism as it is above all a presentation for analysis. In this way, the moment determined the reading and re-reading of the novel Angústia, revisiting Ramos (2023); Bosi (2015); Candido (2006); Velloso (2010); Moisés (2019). Consequently, the analysis is divided into three chapters, in which theoretical concepts are developed, starting with discourses about the author, the work and criticism, reflected in the anlysis of fragments of Angústia, relating them to aspects of anguish and memory of the fragmented and decadent character |
Palavras-chave: | Angústia Memória Luís da Silva Decadente Fragmentado Anguish Memory Luis da Silva Decadent Fragmented |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Pedreiras UEMA - Monografias |
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TCC - FRANCISCO DHEYSON MORAES DE SOUSA - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA - PEDREIRAS UEMA 2024.pdf | PDF A | 416.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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