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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4779
Título: | Utilização de revestimento asfáltico fresado em misturas asfálticas a quente para camadas de pavimentos |
Título(s) alternativo(s): | Use of milled asphalt surfacing in hot asphalt mixes for pavement layers |
Autor(es): | Heluy, Davvi Lacerda |
Orientador: | Sant’Ana, Walter Canales |
Membro da Banca: | Coelho, Maria Terezinha de Medeiros |
Membro da Banca: | Duarte , Marivaldo Costa |
Data do documento: | 2018-12-04 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O modal rodoviário no Brasil é considerado o mais importante, concentrando cerca de 60% do transporte de cargas no território. Dentro desse modal, existe ainda a predominância da utilização de pavimentos asfálticos, somando mais de 200 mil quilômetros pavimentados. Entretanto, todo pavimento possui uma vida útil de projeto, e quando ela é atingida é necessário que se revise a estrutura do mesmo, analisando todas suas camadas. A manutenção adequada seria a fresagem do pavimento, para que a camada que não serve mais seja retirada da estrutura. O resíduo proveniente da fresagem da pista é conhecido como RAP (Reclaimed Asphalt Pavement). Esse resíduo possui, além do ligante envelhecido, uma quantidade de materiais agregados que não são afetados pelo tráfego da via, mantendo seus características e propriedades. Em São Luís, além da não utilização do resíduo asfáltico fresado para composição de novas misturas, é necessário que se contrate uma empresa para dar o destino correto ao material. Existem gastos com novo materiais agregados e também gastos com a empresa de remoção de resíduos. Assim sendo, o presente trabalho tem o objetivo de investigar as características desse resíduo asfáltico, proveniente da rua José Sarney (São Luís – MA), e analisar a viabilidade ou não da utilização desse resíduo como agregado de misturas asfálticas a quente. Para tanto foram realizados inúmeros ensaios laboratoriais, até que foram definidos 4 tipos de novos revestimentos, sendo 3 misturas recicladas com 61%, 50% e 25% de RAP e uma mistura asfáltica convencional, sem uso de RAP. Apenas uma das misturas recicladas apresentou resultados satisfatórios, resultando em uma economia de 25% de matéria-prima, em comparação com a mistura convencional, favorecendo tanto o orçamento da obra quando o meio ambiente |
Resumo: | The road modal in Brazil is very important, concentrating about 60% of the cargo transportation in the territory. In that modal, there is still a predominance of the use of asphaltic pavements, counting more than 200 thousand kilometers paved. However, the whole project has a project life, and when it is done, it is necessary to review the structure of the project, analyzing all its layers. Proper maintenance would be the milling the pavement, so that the layer that no longer serves is removed from the structure. The residue from the milling of the track is known as RAP (Reclaimed Asphalt Pavement). This residue has, besides the aged binder, a quantity of aggregate materials that are not affected by the track traffic, maintaining its characteristics and properties. In São Luís, besides not use of the Reclaimed Asphalt Pavement for new mixtures compositions, it is necessary that a company be hired to give the correct destination to the material. There are expenditures with new aggregate materials and also expenses with the company's waste removal. Therefore, the present work has the objective of investigating the characteristics of the RAP, coming from street José Sarney (São Luís – MA), and analyze the viability or not of the use of this residue as an aggregate of hot asphalt mixture. In order to do so, several laboratory tests were carried out, until 4 types of new mixtures were defined, being 3 mixtures recycled with 61%, 50% and 25% of RAP and one conventional asphalt mixture, without use of RAP. Only one of the recycled mixtures presented satisfactory results, resulting in a saving of 25% in raw material, compared to conventional mixing, favoring the budget of the work and the environment |
Palavras-chave: | Pavimentação Fresagem Misturas Asfálticas Revestimento Asfáltico Fresado Reciclagem Paving Asphalt Mixtures Milling Milled Asphalt Coating |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias |
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