Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4757
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Miranda, Iranildo de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T18:32:10Z | - |
dc.date.available | 2025-05-09 | - |
dc.date.available | 2025-05-09T18:32:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Iranildso de Souza. O bullying como força motriz: análise sociocrítica de sua representação e negligência na obra Os Treze Poequês de Jay Asher. 2024. 54f. Monografia (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Pedreiras, Universidade Estadual do Maranhão, Pedreiras-MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4757 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4757 | - |
dc.description.abstract | Bullying is a significant issue present in various social spheres, especially in schools, and its consequences have proven to be devastating for those involved. It is also observed, in some cases, that these harmful actions are not effectively addressed, or that there is a lack of reflection on them, consequently leading to numerous new cases and impunity. In this context, the aim was to analyze, from a sociocritical perspective, the representation and neglect of the bullying phenomenon in Jay Asher's work Thirteen Reasons Why. Specifically, to identify how bullying is portrayed in Jay Asher's work and how it is neglected. Additionally, to examine the consequences of poorly addressing bullying on the characters in the work and how it can affect the narrative, and ultimately to infer whether the treatment of bullying in reality influences fictional structure. To achieve this, a sociocritical analysis approach was employed, supported by a bibliographical review of key authors such as Candido (2006), Bakhtin (1997), among others. Silva (2010) is relevant for understanding the term bullying and its characteristics, as well as works by Fante and Pedra (2008) and others. Consequently, the work vividly highlights the devastating consequences of bullying and illustrates how neglecting this issue can further worsen the situation for victims. Therefore, it is concluded that the book Thirteen Reasons Why (2009) plays a significant role in addressing the theme of bullying, but it also presents gaps that deserve attention, an indifferent approach to the representation of the victim in the work, in addition to reinforcing negative stereotypes regarding the way to handle the issue. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Jay Asher - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Literatura estadunidense | pt_BR |
dc.subject | Literatura americana | pt_BR |
dc.subject | Os Treze Porquês - Jay Asher | pt_BR |
dc.subject | Sociocrítica | pt_BR |
dc.subject | Negligência | pt_BR |
dc.subject | Jay Asher - criticism and interpretation | pt_BR |
dc.subject | American literature | pt_BR |
dc.subject | Thirteen Reasons Why - Jay Asher | pt_BR |
dc.subject | Sociocriticism | pt_BR |
dc.subject | Neglect | pt_BR |
dc.title | O bullying como força motriz: análise sociocrítica de sua representação e negligência na obra Os Treze Poequês de Jay Asher | pt_BR |
dc.title.alternative | Bullying as a driving force: socio-critical analysis of its representation and neglect in Jay Asher's The Thirteen Poems | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | MIRANDA, I. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4430200360943077 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Francinaldo Pereira da | - |
dc.contributor.advisor1ID | SILVA, F. P. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6406382689210294 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Maria Evelta Santos de | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0009-0003-3946-2309 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6959575645600568 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Machado, Francisca Jandira | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-9923-6379 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3406969059506264 | pt_BR |
dc.description.resumo | O bullying é uma problemática presente em diversas esferas sociais, especialmente nas escolas, e suas consequências têm se mostrado devastadoras para os envolvidos. Percebe-se também, em alguns casos, que estas ações nocivas não são combatidas de maneira efetiva, ou mesmo que haja uma reflexão sobre estas, que, consequentemente, pode gerar inúmeros novos casos e impunidade. Nesse sentido, objetivou-se analisar a partir de uma concepção sociocrítica a representação e negligência do fenômeno do bullying na obra Os treze porquês de Jay Asher. De forma mais específica, a identificar como o bullying é representado na obra de Jay Asher e como ele se mostra negligenciado. Bem como, verificar as consequências de um mal enfrentamento do bullying nos personagens da obra e como isso pode afetar a narrativa e, por fim, inferir se o tratamento dispensado ao bullying na realidade exerce influência na estrutura ficcional. Para tanto, recorreu-se à concepção de análise sociocrítica, aprofundada em um levantamento bibliográfico dos principais autores Cândido (2006), Bakhtin (1997), além de outros. Silva (2010) faz-se pertinente para que se conheça o termo bullying e suas características, além de Fante e Pedra (2008) e outros. Assim, por conseguinte, a obra evidencia de maneira contundente as consequências devastadoras do bullying e ilustra como a negligência desse problema pode agravar ainda mais a situação das vítimas. Logo, concluiu-se que a obra Os Treze Porquês (2009) desempenha um papel relevante na abordagem do tema do bullying, porém apresenta lacunas que merecem atenção, como uma abordagem displicente da representação da vítima na obra, além de reforçar estereótipos negativos no que se refere ao modo lidar com a problemática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Pedreiras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Pedreiras UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - IRANILDO DE SOUZA MIRANDA - LIC. LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA - PEDREIRAS UEMA 2024.pdf | PDF A | 302.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.