Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4757
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Iranildo de Souza-
dc.date.accessioned2025-05-09T18:32:10Z-
dc.date.available2025-05-09-
dc.date.available2025-05-09T18:32:10Z-
dc.date.issued2024-07-30-
dc.identifier.citationMIRANDA, Iranildso de Souza. O bullying como força motriz: análise sociocrítica de sua representação e negligência na obra Os Treze Poequês de Jay Asher. 2024. 54f. Monografia (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Pedreiras, Universidade Estadual do Maranhão, Pedreiras-MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4757pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4757-
dc.description.abstractBullying is a significant issue present in various social spheres, especially in schools, and its consequences have proven to be devastating for those involved. It is also observed, in some cases, that these harmful actions are not effectively addressed, or that there is a lack of reflection on them, consequently leading to numerous new cases and impunity. In this context, the aim was to analyze, from a sociocritical perspective, the representation and neglect of the bullying phenomenon in Jay Asher's work Thirteen Reasons Why. Specifically, to identify how bullying is portrayed in Jay Asher's work and how it is neglected. Additionally, to examine the consequences of poorly addressing bullying on the characters in the work and how it can affect the narrative, and ultimately to infer whether the treatment of bullying in reality influences fictional structure. To achieve this, a sociocritical analysis approach was employed, supported by a bibliographical review of key authors such as Candido (2006), Bakhtin (1997), among others. Silva (2010) is relevant for understanding the term bullying and its characteristics, as well as works by Fante and Pedra (2008) and others. Consequently, the work vividly highlights the devastating consequences of bullying and illustrates how neglecting this issue can further worsen the situation for victims. Therefore, it is concluded that the book Thirteen Reasons Why (2009) plays a significant role in addressing the theme of bullying, but it also presents gaps that deserve attention, an indifferent approach to the representation of the victim in the work, in addition to reinforcing negative stereotypes regarding the way to handle the issue.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectJay Asher - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura estadunidensept_BR
dc.subjectLiteratura americanapt_BR
dc.subjectOs Treze Porquês - Jay Asherpt_BR
dc.subjectSociocríticapt_BR
dc.subjectNegligênciapt_BR
dc.subjectJay Asher - criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectAmerican literaturept_BR
dc.subjectThirteen Reasons Why - Jay Asherpt_BR
dc.subjectSociocriticismpt_BR
dc.subjectNeglectpt_BR
dc.titleO bullying como força motriz: análise sociocrítica de sua representação e negligência na obra Os Treze Poequês de Jay Asherpt_BR
dc.title.alternativeBullying as a driving force: socio-critical analysis of its representation and neglect in Jay Asher's The Thirteen Poemspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDMIRANDA, I. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4430200360943077pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Francinaldo Pereira da-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6406382689210294pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Maria Evelta Santos de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0009-0003-3946-2309pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6959575645600568pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Francisca Jandira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9923-6379pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3406969059506264pt_BR
dc.description.resumoO bullying é uma problemática presente em diversas esferas sociais, especialmente nas escolas, e suas consequências têm se mostrado devastadoras para os envolvidos. Percebe-se também, em alguns casos, que estas ações nocivas não são combatidas de maneira efetiva, ou mesmo que haja uma reflexão sobre estas, que, consequentemente, pode gerar inúmeros novos casos e impunidade. Nesse sentido, objetivou-se analisar a partir de uma concepção sociocrítica a representação e negligência do fenômeno do bullying na obra Os treze porquês de Jay Asher. De forma mais específica, a identificar como o bullying é representado na obra de Jay Asher e como ele se mostra negligenciado. Bem como, verificar as consequências de um mal enfrentamento do bullying nos personagens da obra e como isso pode afetar a narrativa e, por fim, inferir se o tratamento dispensado ao bullying na realidade exerce influência na estrutura ficcional. Para tanto, recorreu-se à concepção de análise sociocrítica, aprofundada em um levantamento bibliográfico dos principais autores Cândido (2006), Bakhtin (1997), além de outros. Silva (2010) faz-se pertinente para que se conheça o termo bullying e suas características, além de Fante e Pedra (2008) e outros. Assim, por conseguinte, a obra evidencia de maneira contundente as consequências devastadoras do bullying e ilustra como a negligência desse problema pode agravar ainda mais a situação das vítimas. Logo, concluiu-se que a obra Os Treze Porquês (2009) desempenha um papel relevante na abordagem do tema do bullying, porém apresenta lacunas que merecem atenção, como uma abordagem displicente da representação da vítima na obra, além de reforçar estereótipos negativos no que se refere ao modo lidar com a problemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pedreiraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Pedreiras UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - IRANILDO DE SOUZA MIRANDA - LIC. LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA - PEDREIRAS UEMA 2024.pdfPDF A302.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.