Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4756
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Gabriela Cristina Barros-
dc.date.accessioned2025-05-09T18:14:34Z-
dc.date.available2025-05-09-
dc.date.available2025-05-09T18:14:34Z-
dc.date.issued2024-07-30-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Gabriela Cristina Barros. Harry Potter e o Bildungsroman: um herói em formação. 2024. 49f. Monografia (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Pedreiras, Universidade Estadual do Maranhão, Pedreiras-MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4756pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4756-
dc.description.abstractThe Harry Potter literary saga, written by british Joanne Kathleen Rowling, tells the story of an eleven-year-old orphan boy who discovers he is a wizard, and goes on to study at Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry. The saga, which has seven books, follows the boy for seven years and shows us his physical, psychological and social development during this time. For this reason, it seeks to relate the english saga with the concept of Bildungsroman of Literary Theory, the formative novel, a subgenre of the novel that portrays the growth of a character in all areas of his life over time, until reaching maturity. Thus, this work is characterized as a qualitative bibliographic, exploratory and descriptive research, and aims in a general way to relate the concept of the bildungsroman to the Harry Potter saga and, specifically, to analyze the concept of formative novel, observe the construction of Harry's character and explain how the wizarding world and the social and personal situations involving the boy built him as a hero. To this end, anchoring was sought in the theoretical approaches of Bakhtin (2011), Lukács (2009), Maas (2000), Moretti (2020), among others, in addition to the literary texts of J. K. Rowling. With this, it was possible to conclude that the narrative of Harry Potter represents a bildungsroman, in addition to presenting a deep reflection on the construction of identity and personal growth.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHarry Potterpt_BR
dc.subjectBildungsromanpt_BR
dc.subjectLiteratura mágicapt_BR
dc.subjectLiteratura fantásticapt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenil inglesapt_BR
dc.subjectSaga Harry Potterpt_BR
dc.subjectRomance de formaçãopt_BR
dc.subjectBildungsromanpt_BR
dc.subjectMagical literaturept_BR
dc.subjectFantasy literaturept_BR
dc.subjectEnglish children's literaturept_BR
dc.subjectHarry Potter seriespt_BR
dc.subjectComing-of-age novelpt_BR
dc.titleHarry Potter e o Bildungsroman: um herói em formaçãopt_BR
dc.title.alternativeHarry Potter and the Bildungsroman: A Hero in the Makingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDNASCIMENTO, G. C. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2502070846377748pt_BR
dc.contributor.advisor1Maceno, Regiliane Barbosa-
dc.contributor.advisor1IDMACENO, R. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6059204771342446pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa Filho, Cícero Barros-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9194-5605pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1376330269122371pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Anny Gabrielly Araujo dos-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, A. G. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5298998859777687pt_BR
dc.description.resumoA saga literária Harry Potter, escrita pela britânica Joanne Kathleen Rowling, conta a história de um garoto órfão de onze anos de idade que descobre ser um bruxo, e passa a estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A saga, que possui sete livros, acompanha o garoto durante sete anos e nos mostra o seu desenvolvimento físico, psicológico e social durante esse tempo. Por este motivo, busca-se relacionar a saga inglesa com o conceito de Bildungsroman da Teoria Literária, o romance de formação, um subgênero do romance que retrata o crescimento de uma personagem em todos os âmbitos da sua vida no decorrer do tempo, até o alcance da maturidade. Assim, este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa bibliográfica, exploratória e descritiva, e objetiva de forma geral relacionar o conceito do bildungsroman à saga Harry Potter e, de forma específica, analisar o conceito de romance de formação, observar a construção da personagem de Harry e explicitar como o mundo bruxo e as situações sociais e pessoais envolvendo o garoto o construíram como um herói. Para tanto, buscou-se ancoragem nas abordagens teóricas de Bakhtin (2011), Lukács (2009), Maas (2000), Moretti (2020), entre outros, além dos textos literários de J. K. Rowling. Com isso, foi possível concluir que a narrativa de Harry Potter representa um bildungsroman, além de apresentar uma profunda reflexão sobre a construção da identidade e crescimento pessoal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pedreiraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Pedreiras UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - GABRIELA CRISTINA BARROS NASCIMENTO - LIC. LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA - PEDREIRAS UEMA 2024.pdfPDF A346.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.