Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4755
Título: Contando histórias e formando leitores literários na educação infantil
Autor(es): Sodré, Ana Patrícia Reis
Santos, Julciele de Souza dos
Orientador: Chagas, Mirian Santos
Membro da Banca: Silva Neto, Antonio Cilírio da
Membro da Banca: Mendes, Waldelice Maria Ramos
Data do documento: 2024-10-01
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar como a contação de histórias promove a formação do leitor literário, visando propor trocas de experiências na Educação Infantil. Parte do pressuposto de que a contação de histórias é uma arte milenar de intermediar narrativas através da voz, que passa de pessoa para pessoa resultando em formação de experiências literárias. Fundamenta-se nos estudos de Bedran (2012), Benjamin (2012), Busatto (2013), Colomer (2007), Dohme (2013), Tierno (2010), dentre outros. A pesquisa empreendeu os procedimentos metodológicos bibliográfico e de campo tendo como universo a Creche Municipal Nazaré Barros, localizada na cidade de Santa Inês. Aborda a arte de contar histórias desde sua origem, os saberes e técnicas utilizadas pelos contadores e o seu emprego na Educação Infantil como instrumento de formação do leitor literário. Descrevendo os materiais e métodos empregados na realização da pesquisa. Apresenta os resultados e discussões, entre a realizada na Creche campo. O principal resultado da pesquisa é que a contação de histórias permeia ao longo do tempo com a finalidade de formação humana, cujo processo ocorre através do desenvolvimento do imaginário, da consonância da narrativa e da criatividade e, por conseguinte, a formação do leitor literário.
Resumo: This study aims to investigate how storytelling promotes the formation of the literary reader, aiming to propose exchanges of experiences in Early Childhood Education. It is based on the assumption that storytelling is an ancient art of intermediating narratives through the voice, which passes from person to person, resulting in the formation of literary experiences. It is based on the studies of Bedran (2012), Benjamin (2012), Busatto (2013), Colomer (2007), Dohme (2013), Tierno (2010), among others. The research undertook the bibliographic and field methodological procedures having as universe the Nazaré Barros Municipal Nursery, located in the city of Santa Inês. It addresses the art of storytelling from its origin, the knowledge and techniques used by storytellers and its use in Early Childhood Education as an instrument for the formation of the literary reader. Describing the materials and methods used in carrying out the research. It presents the results and discussions, between the one held in the Nursery field. The main result of the research is that storytelling permeates over time with the purpose of human formation,whose process occurs through the development of the imaginary, the consonance of the narrative and creativity and, consequently, the formation of the literary reader.
Palavras-chave: Educação Infantil
Contação de história
Leitores literários
formação literária na infância
Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE)
Retratos da Leitura no Brasil
Comunicação oral
Culturas orais
Narrativas orais
Tradição oral
Conto narrado
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Leitor-ouvinte
Pesquisa exploratória
Creche Municipal Nazaré Barros
Santa Inês-MA
Educação literária
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ANA PATRICIA REIS SOBRE_UEMA PEDAGOGIA_2024.1 - PDFA.pdfPDFA1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.