Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4754
Título: | Brincando eu aprendo: sugestões de estratégias pedagógicas de jogos e brincadeiras para o 1º ano do Ensino Fundamental |
Autor(es): | Celestino, Ana Paula da Conceição |
Orientador: | Chagas, Mirian Santos |
Membro da Banca: | Aguiar, Suelma da Silva |
Membro da Banca: | Pinto, Isauber Maria Vieira |
Data do documento: | 2024-02 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo investigar os fundamentos teóricos e metodológicos dos jogos e brincadeiras, visando propor sugestões de estratégias pedagógicas integradoras entre o brincar e o aprender. Parte-se do pressuposto de que jogos e brincadeiras integram o lúdico e o educativo e potencializam a aprendizagem, porém, na prática escolar faz-se necessário sistematizar estratégias pedagógicas para ressignificar essas atividades. Fundamenta-se nos estudos de Cória-Sabini e Lucena (2012), Kishimoto (2011; 2017), Macedo (2005), Moyles (2002), os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Emprega como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como método de abordagem a pesquisa qualitativa. Apresenta os resultados e as discussões das coletas de dados levantados na Escola Municipal Júlia Sabbak e, por conseguinte, relata as atividades de jogos e brincadeiras desenvolvidas na prática escolar embasada em estratégias pedagógicas sistematizadas. O principal resultado da pesquisa é que o trabalho dos jogos e das brincadeiras integradas às estratégias pedagógicas fundamentadas nas modalidades organizativas dos jogos tradicionais, faz de conta e de construção, potencializam as aprendizagens do educando, haja vista a confluência entre o brincar e o aprender. |
Resumo: | The present study aims to investigate the theoretical and methodological foundations of games and games, aiming to propose suggestions for pedagogical strategies that integrate playing and learning. It is assumed that games and games integrate the playful and educational aspects and enhance learning, however, in school practice, it is necessary to systematize pedagogical strategies to give new meaning to these activities. It is based on the studies of Cória-Sabini and Lucena (2012), Kishimoto (2011); (2017); Macedo (2005), Moyles (2002), the National Curricular References for Early Childhood Education (RCNEI), the National Curricular Guidelines (DCNEI) and the National Common Curricular Base (BNCC). It employs bibliographic and field research as methodological procedures, using qualitative research as its approach. It presents the results and discussions of data collection collected at Escola Municipal Júlia Sabbak and, therefore, reports on the games and activities developed in school practice based on systematized pedagogical strategies. The main result of the research is that the work of games and games integrated with pedagogical strategies based on the organizational modalities of traditional games, pretend play and construction enhance the student's learning, given the confluence between playing and learning. |
Palavras-chave: | Estratégias pedagógicas Jogos educacionais BNCC - Educação Infantil Aprender e brincar Escola Municipal Júlia Sabbak Santa Inês-MA Jogos lúdicos Incentivo ao estudo Assimilação Sociointeracionismo Documento Curricular do Território Maranhense Brincadeiras de faz de conta Brincadeiras de construção Pesquisa qualitativa Pesquisa descritiva |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_KERVILENE PASSOS DA SILVA LIMA_UEMA PEDAGOGIA_2024.1 - PDFA.pdf | PDFA | 2.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.