Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4750
Título: Educação sexual e homofobia: uma percepção de respeito à diversidade sexual em uma escola de ensino médio na cidade de Pinheiro - MA
Título(s) alternativo(s): Sex education and homophobia: a perception of respect for sexual diversity in a high school in the city of Pinheiro - MA
Autor(es): Sá, Acíria Nazaré Leite
Orientador: Arruda, Mariana de Oliveira
Membro da Banca: Arruda, Mariana de Oliveira
Membro da Banca: Pinto, Rafael Sousa
Membro da Banca: Pereira, Maury Luz
Data do documento: 2023-01-10
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A homofobia está corriqueiramente presente na sociedade, principalmente no âmbito escolar, onde diversas personalidades e gêneros se reúnem em um mesmo ambiente. No qual, a escola é um ponto crucial ao trabalho voltado para a educação sexual e no que diz respeito ao combate à homofobia, pois possui a função social de formação de jovens que estejam aptos a conviver em uma sociedade democrática e diversa. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi promover a sensibilização sobre a homofobia por meio de ações de Educação Sexual em uma instituição de ensino do município de Pinheiro - MA. Para tanto, esta pesquisa trata-se de um estudo quali-quantitativo exploratório, estruturado em três componentes: (I) os dados obtidos por entrevistas, documentos, observações, gravações e registros; (II) os meios utilizados para a organização dos dados que foram coletados; (III) e os registros de relatórios verbais e escritos, no qual, teve seu foco da aplicação para gestores e alunos da 1º e 2º série do Ensino Médio dos dois turnos do Instituto Federal do Maranhão. Sendo assim, através dos dados obtidos, conseguiu-se perceber os mecanismos utilizados pelos gestores para serem utilizados para o enfrentamento da homofobia no ambiente escolar e as metodologias aplicadas para o ensino da educação sexual em sala de aula com os estudantes. Além disso, identificou-se barreiras educacionais que a instituição educacional encontra na sua inserção da temática dentro ambiente escolar, fazendo assim que existam déficits em relação a esta pauta. Nesse sentido, os respondentes participantes da pesquisa apontaram que embora não existam casos graves dentro da escola, também não é um local totalmente seguro para a liberdade sexual. Diante disso, é evidente a necessidade da realização de atividades e/ou projetos que tenham como foco a educação sexual e problemas que a homofobia ocasiona na vida dos adolescentes.
Resumo: Homophobia is routinely present in society, especially at school, where different personalities and genders come together in the same environment. In which, the school is a crucial point for work aimed at sex education and with regard to the fight against homophobia, as it has the social function of training young people who are able to live in a democratic and diverse society. In this sense, the general objective of this research was to promote awareness about homophobia through Sexual Education actions in a teaching institution in the municipality of Pinheiro - MA. Therefore, this research is an exploratory quali-quantitative study, structured in three components: (I) data obtained from interviews, documents, observations, recordings and records; (II) the means used to organize the data that were collected; (III) and the records of verbal and written reports, in which it focused on the application for managers and students of the 1st and 2nd grades of High School of the two shifts of the Federal Institute of Maranhão. Thus, through the data obtained, it is possible to perceive the mechanisms used by managers to be used to face homophobia in the school environment and the methodologies applied for teaching sex education in the classroom with students. In addition, educational barriers were identified that the educational institution encounters in its insertion of the theme within the school environment, thus causing deficits in relation to this agenda. In this sense, the respondents participating in the survey pointed out that although there are no serious cases within the school, it is not a totally safe place for sexual freedom either. Therefore, it is evident the need to carry out activities and/or projects that focus on sex education and the problems that homophobia causes in the lives of adolescents.
Palavras-chave: Sexualidade
Gênero
Gestão escolar
Educação sexual
Sexuality
Gender
Sex education
School management
Homofobia
Homophobia
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Pinheiro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ACÍRIA ZARÉ LEITE SÁ - LIC. CIENCIAS BIOLOGICAS PINHEIRO 2023.pdfPDF A11.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.