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dc.creatorMendes, Lucas Thadeu Ayres-
dc.date.accessioned2025-05-05T16:18:34Z-
dc.date.available2025-05-05-
dc.date.available2025-05-05T16:18:34Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.citationMENDES, Lucas Thadeu Ayres. Adequação do traçado visando a eliminação de interferências em projeto de empreendimento ferroviário: um estudo de caso. 2018. 72 f. Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA - Brasil, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4746pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4746-
dc.description.abstractFaced with the restricted Brazilian railway network and the progressive increase in the demand for freight transportation, it is necessary to install more railways to solve such problems. One of the proposed railroads to improve the moving of production and interconnection of grain producing poles with the ports of the North-Northeast region is the Ferrovia de Integração Centro-Oeste (EF- 354). The purpose of this case study is to present the alternatives proposed to ANNT in 2013 for the EF-354, in order to solve two interferences. First, a technical interference that is at the intersection with the Norte-Sul Railway, a 1.45% ramp. The other interference is located in the city of Cocalinho/MT, as the axis of the railway skirts the city, and since it is a rail freight transport, it is always necessary to avoid urban boundaries. In view of this need, two variants were modeled with the help of AutoCAD Civil 3D software and Geographic Information System tools to eliminate interference. Hence, it can be stated that, in general, the objectives of the work were achieved, since it demonstrates that it is possible to alternate the exit and crossing paths by adjusting the geometric tracing, and, thus, solving such interferences, to thereafter facilitate the implantation and operation of the roadpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterferênciaspt_BR
dc.subjectEF-354pt_BR
dc.subjectTraçado geométricopt_BR
dc.subjectEmpreendimento ferroviáriopt_BR
dc.titleAdequação do traçado visando a eliminação de interferências em projeto de empreendimento ferroviário: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeAdaptation of the route to eliminate interference in a railway project: a case studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7027862203667215pt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Thasso Colins-
dc.contributor.referee1Carvalho, Daniel Maia de-
dc.contributor.referee2Fujiwara, Melina Yumi-
dc.description.resumoDiante da restrita malha ferroviária brasileira e do aumento progressivo da demanda pelo transporte de cargas, vê-se a necessidade da implantação de mais estradas de ferro visando solucionar tais problemas. Uma das ferrovias propostas para melhorar o escoamento da produção, e interligação dos polos produtores de grãos com os portos da região Norte-Nordeste é a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (EF-354). O estudo de caso, tem como proposta apresentar as alternativas ao traçado proposto pela ANNT em 2013 para a EF-354, visando solucionar duas interferências. A primeira é uma interferência técnica que se encontra na interseção com a Ferrovia Norte-Sul, por apresentar uma rampa de 1,45%. A outra interferência se localiza na cidade de Cocalinho-MT, pois o eixo da ferrovia contorna a cidade, e por se tratar de um transporte ferroviário de carga deve-se sempre buscar fugir dos limites urbanos. Diante de tal necessidade foi modelado, com o auxílio do software AutoCAD Civil 3D e de ferramentas de Sistema de Informação Geográfica, duas variantes como proposta de passagem para eliminar as interferências. Diante disso, pode-se afirmar que, de modo geral, os objetivos do trabalho foram alcançados pois demonstra que é possível alternar os caminhos de saída e de passagem ajustando o traçado geométrico e assim solucionar tais interferências, facilitando assim a implantação e operação da viapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
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