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dc.creatorAraújo, Isaac Ariel dos Santos-
dc.date.accessioned2025-04-28T12:28:21Z-
dc.date.available2025-04-28-
dc.date.available2025-04-28T12:28:21Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationARAÚJO, Isaac Ariel dos Santos. A gamificação como estratégia de ensino de conteúdos algébricos: uma proposta pedagógica para os anos finais do ensino fundamental. 2024. 52 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4710pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4710-
dc.description.abstractThis course completion work sought to investigate how the Gamification methodology can serve as a pedagogical strategy for teaching algebraic content in the final years of elementary school. A pedagogical intervention was carried out at Escola Comunitária do João de Deus, located in São Luís - MA, using an interactive application to promote greater motivation, engagement, and understanding among the institution's eighth and ninth-grade students. The study was based on the National Common Curricular Base to explore algebraic content and theories such as Ludopedagogy, Self-Determination, and Meaningful Learning, in addition to research by Fardo (2013) to affirm gamification as a pedagogical strategy. The research was developed with an exploratory approach based on bibliographical research that relates gamification to the teaching of algebraic content and describes the activities carried out during the intervention. Qualitative and quantitative analyses were conducted on the data obtained through observations, quizzes, and the questionnaire applied to the students. The findings indicated that gamification significantly contributed to improving students' behavior and interest in mathematics classes, facilitating the learning of algebraic concepts and consequently students' understanding.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEstratégia Pedagógicapt_BR
dc.subjectConteúdos Algébricospt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical Strategypt_BR
dc.subjectAlgebraic Contentspt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.titleA gamificação como estratégia de ensino de conteúdos algébricos: uma proposta pedagógica para os anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeGamification as a strategy for teaching algebraic content: a pedagogical proposal for the final years of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Diniz, José Nilton Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0950035670193086pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Carlindo Lisboa-
dc.contributor.referee2Costa, Gilberto Penha-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso buscou investigar como a metodologia da gamificação pode servir de estratégia pedagógica para o ensino de conteúdos algébricos nos anos finais do ensino fundamental. Foi realizada uma intervenção pedagógica na Escola Comunitária do João de Deus, localizada em São Luís - MA, com a utilização de um aplicativo interativo visando promover maior motivação, engajamento e compreensão entre os alunos do oitavo e nono ano da instituição. O estudo fundamentou-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para abordar os conteúdos algébricos e em teorias como a Ludopedagogia, Autodeterminação e Aprendizagem Significativa, além da pesquisa de Fardo (2013) para afirmar a gamificação como uma estratégia pedagógica. A pesquisa foi elaborada com uma abordagem exploratória que relaciona a gamificação com o ensino de conteúdos algébricos e descreve as atividades realizadas durante a intervenção. Foram realizadas análises qualitativas e quantitativas dos dados obtidos através das observações, quizz e o questionário aplicado com os alunos. Os achados indicaram que a gamificação contribuiu significativamente para a melhoria do comportamento e do interesse dos alunos nas aulas de matemática, facilitando a aprendizagem dos conceitos algébricos e consequentemente a compreensão dos alunospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
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