Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4709
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Guimarães, Jamerson | - |
dc.creator | Rocha, Almir Anderson Nunes | - |
dc.creator | Costa, Felipe Marques dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-27T13:53:45Z | - |
dc.date.available | 2025-04-27 | - |
dc.date.available | 2025-04-27T13:53:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Jamerson; ROCHA, Almir Anderson Nunes; COSTA, Felipe Marques dos Santos. Funções trigonométricas no GeoGebra: discussões metodológicas. 2024. 47f. Proposta Pedagógica (Licenciatura em Matemática) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4709 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4709 | - |
dc.description.abstract | This work addresses the importance of trigonometric functions in various areas of applied mathematics, highlighting their fundamental role in describing periodic phenomena and modeling real situations. The sine, cosine and tangent functions are essential examples of these mathematical relationships, finding application in engineering, physics, statistics and computing. The analysis of trigonometric functions is facilitated by the use of GeoGebra, an interactive and dynamic tool that combines geometry, algebra and calculus resources. GeoGebra enables comprehensive exploration of trigonometric functions, offering immediate graph views, parameter manipulation, and detailed property analysis. The justification for using GeoGebra lies in its ability to provide an engaging and accessible learning experience, contributing to the understanding and effective application of trigonometric functions. The need to explore this tool arises from the demand for a more accurate, fast and visual analysis of trigonometric functions in different mathematical and scientific contexts. The hypothesis of the study is that GeoGebra, by offering an interactive and visual approach to the analysis of trigonometric functions, is an effective tool in modeling and solving mathematical and scientific problems. We aim to investigate the impact of GeoGebra on teaching trigonometric functions and propose improvements in the learning process. In the end, we hope that this study contributes to a deeper understanding of trigonometric functions and their practical applications, highlighting the crucial role of GeoGebra as a valuable tool in the analysis and modeling of these functions in diverse mathematical and scientific contexts. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Funções trigonométricas | pt_BR |
dc.subject | Software GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Modelagem | pt_BR |
dc.subject | Trigonometric functions | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra software | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teaching | pt_BR |
dc.subject | Modeling | pt_BR |
dc.subject | Proposta pedagógica - matemática | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical proposal - mathematics | pt_BR |
dc.title | Funções trigonométricas no GeoGebra: discussões metodológicas | pt_BR |
dc.title.alternative | Trigonometric functions in GeoGebra software: methodological discussions | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | GUIMARÃES, J. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4760333575664562 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Jackson Martins | - |
dc.contributor.advisor1ID | REIS, J. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3102035375165489 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reis Neto, Raimundo Martins | - |
dc.contributor.referee1ID | REIS NETO, R. M. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7105505491422438 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barros, Antonio Magno | - |
dc.contributor.referee2ID | BARROS, A. M. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7365644971150901 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a importância das funções trigonométricas em diversas áreas da matemática aplicada, destacando seu papel fundamental na descrição de fenômenos periódicos e na modelagem de situações reais. As funções seno, cosseno e tangente são exemplos essenciais dessas relações matemáticas, encontrando aplicação em engenharia, física, estatística e computação. A análise das funções trigonométricas é facilitada pelo uso do GeoGebra, uma ferramenta interativa e dinâmica que combina recursos de geometria, álgebra e cálculo. O GeoGebra permite uma exploração abrangente das funções trigonométricas, oferecendo visualizações imediatas dos gráficos, manipulação de parâmetros e análise detalhada de propriedades. A justificativa para utilizar o GeoGebra reside em sua capacidade de proporcionar uma experiência de aprendizagem envolvente e acessível, contribuindo para a compreensão e aplicação eficaz das funções trigonométricas. A necessidade de explorar essa ferramenta surge da demanda por uma análise mais precisa, rápida e visual das funções trigonométricas em contextos matemáticos e científicos diversos. A hipótese do estudo é que o GeoGebra, ao oferecer uma abordagem interativa e visual na análise das funções trigonométricas, é uma ferramenta eficaz na modelagem e resolução de problemas matemáticos e científicos. Objetivamos investigar o impacto do GeoGebra no ensino de funções trigonométricas e propor melhorias no processo de aprendizagem. Ao final, esperamos que este estudo contribua para uma compreensão mais profunda das funções trigonométricas e suas aplicações práticas, destacando o papel crucial do GeoGebra como uma ferramenta valiosa na análise e modelagem dessas funções em diversos contextos matemáticos e científicos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Proposta Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ALMIR ANDERSON NUNES ROCHA, FELIPE MARQUES DOS SANTOS COSTA, JAMERSON GUIMARÃES - LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2024 (2).pdf | PDF A | 1.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.