Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Sílvia Andressa Pereira Choairy-
dc.date.accessioned2025-04-25T19:05:57Z-
dc.date.available2025-04-25-
dc.date.available2025-04-25T19:05:57Z-
dc.date.issued2025-01-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sílvia Andressa Pereira Choairy. Linguagem, discurso e poder em Michel Foucault. 2025. 58f. Monografia (Curso de Licenciatura em Filosofia) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4706pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4706-
dc.description.abstractThis research has the general objective of analyzing the interrelations between language, discourse, and power, based on Foucault (emphasizing how language and discourse can be used to challenge established power structures). Specific objectives: to argue that while language acts as a means of expression and a system for organizing thought and regulating social behaviors, discourse acts as a mechanism of control, as it defines truths and limits access to knowledge; to demonstrate how discursive practices create and reinforce the perception of the world, and how complex power relations emerge in everyday interactions. We will also explore how discursive practices create and reinforce the perception of the world, highlighting the relevance of Foucault's ideas for understanding contemporary social dynamics and the complex power relations that arise in everyday interactions, and understanding discipline as a mechanism of power for the docilization of bodies that appears, among other institutions, in schools. In modernity, especially with Kant, discipline will play a fundamental role in the humanization of man. In summary, this research invites critical reflection on how language and discourse can be used to challenge established power structurespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectFilosofia contemporâneapt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectSubjectpt_BR
dc.subjectSpeechpt_BR
dc.subjectPowerpt_BR
dc.subjectContemporary philosophypt_BR
dc.titleLinguagem, discurso e poder em Michel Foucaultpt_BR
dc.title.alternativeLanguage, discourse and power in Michel Foucaultpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2505170508383753pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira Filho, Davi Galhardo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0736-5729pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0697776124558320pt_BR
dc.contributor.referee1Caldas, Fabíola da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2192554915446926pt_BR
dc.contributor.referee2Sampaio, Kamila Fernanda Barbosa-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3709-4480pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237625103800885pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral: analisar as inter-relações entre linguagem, discurso e poder, a partir de Foucault (dando ênfase a como a linguagem e o discurso podem ser usados para desafiar as estruturas de poder estabelecidas). Objetivo específicos: argumentar que enquanto a linguagem atua como um meio de expressão e um sistema de organização do pensamento e regulação dos comportamentos sociais, o discurso atua como um mecanismo de controle, na medida em que define verdades e limita o acesso ao saber; demonstrar como as práticas discursivas criam e reforçam a percepção do mundo, e como complexas relações de poder surgem nas interações cotidianas. Também iremos explorar como as práticas discursivas criam e reforçam a percepção do mundo, apontando a relevância das ideias de Foucault para o entendimento das dinâmicas sociais contemporâneas e das complexas relações de poder que surgem nas interações cotidianas, e compreender a disciplina como mecanismo de poder para docilização dos corpos que apresenta-se entre outras instituições, nas escolas. Na modernidade, principalmente com Kant, a disciplina terá um papel fundamental de humanização do homem. Em síntese, essa pesquisa convida à reflexão crítica sobre como a linguagem e o discurso podem ser usados para desafiar as estruturas de poder estabelecidaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Filosofia - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- SÍLVIA CHOAIRY - CECEN FILOSOFIA LICENCIATURA UEMA 2024 _.pdfPDF A317.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.