Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/46
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Germeson Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-17T20:51:23Z | - |
dc.date.available | 2017-11-17T20:51:23Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-14 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/46 | - |
dc.description | 133. f Dissertação (Mestrado) – Curso de História, Ensino e Narrativas, Universidade Estadual do Maranhão, 2016. Orientador: Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo de base teórico-conceitual acerca da problematização da teoria da História no ensino da História teve como objetivo geral analisar como se deu o processo de formação dos professores de História do Centro de Ensino Estado do Ceará e de que forma ele interfere na prática docente, adotou-se como referência metodológica entrevistas com os professores de História que compõem o quadro geral desse campo nos três turnos escolares. Discute a priori a importância de se conhecer e dominar a Teoria da História, assim como as principais correntes historiográficas aplicadas no ensino de História na educação básica. Analisou-se também o processo de formação de professores de História com ênfase nos cursos em regime regular intensivo que ocorria no período de férias, assim como a importância de não se contentar com a formação inicial, mas, buscar por meio de formações continuadas mecanismos que permita ao professor refletir sua prática docente como um processo contínuo e que possa responder aos dilemas da contemporaneidade. A partir da análise empírica foi possível perceber que as professoras de História da escola citada não dominam as teorias da História e as correntes historiográficas, pois as aprendizagens recebidas durante a formação inicial – graduação – não foram suficientes para que tivessem uma prática pedagógica na qual se fizesse perceber o domínio das teorias utilizadas no ensino de História. Em razão das dificuldades demonstradas pelos professores decidiu-se elaborar uma proposta pedagógica que minimizasse a problemática constatada | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Teoria da História e Historiografia | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Problematizando a teoria da história do ensino de história: práticas pedagógicas de professores de história do ensino médio da cidade de Bacabal, Maranhão | pt_BR |
dc.type | dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GERMESON AZEVEDO SOARES.pdf | 2.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.