Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Francisca Luciana Silva da-
dc.date.accessioned2025-04-24T00:58:28Z-
dc.date.available2025-04-23-
dc.date.available2025-04-24T00:58:28Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationSILVA, Francisca Luciana Silva da. Desafios do enfermeiro da atenção básica no rastreamento precoce do Transtorno do Espectro Autista: uma revisão integrativa de literatura. 2024. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4688pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4688-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition that affects communication, behavior, social interaction, and language. Early diagnosis is crucial, as it enables interventions that promote independence and improve the quality of life for children. In this context, nurses play a key role in the early identification of ASD, often conducted during child care visits. However, various barriers hinder effective care, resulting in cases of autism being overlooked or neglected. This research aimed to identify, through literature, the current challenges faced by primary care nurses in the early screening of ASD. It employed an Integrative Literature Review with a descriptive and qualitative approach. The study's data collection was conducted from July to August 2024 across the following databases: Virtual Health Library (VHL), CAPES Periodicals Portal, Scientific Electronic Library Online (SciELO Brazil), and Google Scholar. The final sample comprised 16 articles. Nurses face several challenges in early ASD screening during child care consultations, including insufficient knowledge about the disorder, inadequate coverage of the topic in academic training, lack of essential tools for detection, and the absence of protocols and workflows within the healthcare network related to ASD. On the other hand, strategies have been developed to overcome these challenges, such as professional training, continuous education, the implementation of protocols and flowcharts, integration of ASD-related topics into academic curricula, and encouragement of new research on nursing's role in early ASD detection. These efforts are particularly significant as many suspected ASD cases are identified in primary care services, which serve as the entry point to the healthcare system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEnfermeiro da atenção básicapt_BR
dc.subjectRevisão integrativa de literaturapt_BR
dc.subjectEnfermeiro e rastreamento do Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectTriagem - Enfermagempt_BR
dc.subjectRastreamento precoce - Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectPrimary care nursept_BR
dc.subjectIntegrative literature reviewpt_BR
dc.subjectNurse and screening for Autism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectScreening - Nursingpt_BR
dc.subjectEarly screening - Autism Spectrum Disorderpt_BR
dc.titleDesafios do enfermeiro da atenção básica no rastreamento precoce do Transtorno do Espectro Autista: uma revisão integrativa de literaturapt_BR
dc.title.alternativeChallenges for primary care nurses in early screening for Autism Spectrum Disorder: an integrative literature reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSILVA, F. L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8415819869008553pt_BR
dc.contributor.advisor1Panhussatti, Marcos Régis Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8871-335Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6970535683097778pt_BR
dc.contributor.referee1Mourão, Marcelo Henrique de Vasconcelos-
dc.contributor.referee1IDMOURÃO, M. H. N.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3554064814161545pt_BR
dc.contributor.referee2Furtado, Dênis Rômulo Leite-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6266-1061pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1905164552882378pt_BR
dc.description.resumoO transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o neurodesenvolvimento, comprometendo áreas como comunicação, comportamento, interação social e linguagem. Com isso, o diagnóstico precoce é fundamental, pois possibilita o tratamento que favorece a independência e a melhora da qualidade de vida das crianças. Nesse contexto, o enfermeiro destaca-se como principal profissional na identificação precoce do TEA, realizado através da puericultura. Entretanto, diversas barreiras dificultam a realização de um atendimento eficaz, e como consequência, casos de autismo passam despercebidos ou são negligenciados. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo identificar, na literatura, os desafios atuais que os enfermeiros da atenção básica enfrentam no rastreio precoce do TEA. Este trabalho se enquadra como uma Revisão Integrativa de Literatura, com abordagem descritiva e de caráter qualitativo. O levantamento dos estudos foi realizado nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Electronic Library Online (Scielo Brasil) e Google Acadêmico, no período de julho a agosto de 2024. A amostra final para a análise e pesquisa deste trabalho foi composta por 16 artigos. Os enfermeiros enfrentam diversos desafios no rastreamento precoce do TEA durante as consultas de puericultura, dentre eles estão o déficit de conhecimento acerca do tema, bem como a falta de abordagem da temática na formação acadêmica, a não utilização de instrumentos essenciais para a detecção do transtorno, a falta de protocolos e fluxos dentro da rede de serviço relacionados ao TEA. Em contrapartida, estratégias foram desenvolvidas para superar esses desafios, como a capacitação profissional, educação permanente, a implementação de protocolos e fluxogramas, a inserção do tema na formação acadêmica e o incentivo a novas pesquisas sobre a relação da enfermagem e a detecção precoce do TEA. Isso é especialmente relevante, visto que muitos casos suspeitos de TEA são identificados nos serviços de atenção primária, a porta de entrada do sistema de saúde.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagempt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Enfermagem - Santa Inês UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - FRANCISCA LUCIANA SILVA DA SILVA - SANTA INÊS ENFERMAGEM UEMA 2024.pdfPDF A402.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.