Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSales, Lesley Stefhany Neves de-
dc.date.accessioned2025-04-16T19:11:04Z-
dc.date.available2025-04-16-
dc.date.available2025-04-16T19:11:04Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSALES, Lesley Stefhany Neves de. Educação e sustentabilidade: uma abordagem CTSA para o ensino de energia solar no currículo de química. 2024. 30f. Monografia (LGraduação em Química Licenciatura) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Exatas e Naturais, MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4650pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4650-
dc.description.abstractThe implementation of the National Common Curricular Base (BNCC) in Brazil has driven educational transformations, encouraging interdisciplinary approaches and redefining the curricular structure. Despite this, traditional chemistry teaching continues to prevail, leading to student disengagement and disconnection. To bridge this gap, the Science-Technology-Society- Environment (CTSA) approach offers an exciting proposal for teaching chemistry, fostering engagement and contextualization. An integration project between science and the environment was developed in the Pedagogical Residency Program (PRP) at a full-time public high school in the state of Maranhão. The project included interactive lessons, educational games, the creation of school models with solar panels, and a consultancy to assess the feasibility of solar panels at the school. The exploratory qualitative research involved 114 students and revealed their progress, highlighting active participation and collaboration, as well as the effectiveness of the CTSA approach in sparking enthusiasm for chemistry and environmental awareness. This innovative project demonstrates how education can adapt to the BNCC, address relevant topics, and inspire engaging and meaningful learning. It reflects the results of the practice in students' understanding of the subject and their exploration of creative solutions to challenges that emerged throughout the creation process, strengthening their practical skills and inspiring them to study chemistry with enthusiasm and determinationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCTSApt_BR
dc.subjectEnergia solarpt_BR
dc.subjectMaquetes fotovoltaicaspt_BR
dc.subjectUso de Maquetes no Ensino de Químicapt_BR
dc.subjectEnergia Solar e Sustentabilidadept_BR
dc.subjectAbordagem CTSApt_BR
dc.subjectSolar energypt_BR
dc.subjectPhotovoltaic modelspt_BR
dc.subjectUse of Models in Chemistry Teachingpt_BR
dc.subjectSolar Energy and Sustainabilitypt_BR
dc.subjectCTSA Approachpt_BR
dc.titleEducação e sustentabilidade: uma abordagem CTSA para o ensino de energia solar no currículo de químicapt_BR
dc.title.alternativeEducation and sustainability: a CTSA approach to teaching solar energy in the chemistry curriculumpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0556062776834993pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Alan Jhones da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3679854303725055pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Vera Lúcia Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2305829335656074pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Natale Cristine Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8385738195705960pt_BR
dc.description.resumoA implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil tem provocado transformações educacionais, incentivando abordagens interdisciplinares e redefinindo a estrutura curricular. Apesar disso, o ensino tradicional de química continua prevalente, resultando em desmotivação e desconexão dos alunos. Para superar essa lacuna, a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) oferece uma proposta estimulante de ensinar química, promovendo engajamento e contextualização. Um projeto de integração entre ciência e meio ambiente foi desenvolvido no Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma escola pública de Ensino Médio Integral do estado do Maranhão. O projeto incluiu aulas interativas, jogos educacionais, criação de maquetes escolares com painéis solares e uma consultoria para avaliar a viabilidade dos painéis solares na escola. A pesquisa qualitativa exploratória envolveu 114 alunos e revelou o progresso dos alunos, destacando sua participação ativa e colaboração, bem como a eficácia da abordagem CTSA em despertar entusiasmo pela química e consciência ambiental. Esse projeto inovador demonstra como a educação pode se adaptar à BNCC, abordar temas relevantes e inspirar uma aprendizagem envolvente e significativa. O que permite perceber o reflexo dos resultados da prática na compreensão do assunto e a explorar soluções criativas para desafios que surgiram durante todo o processo de criação, que fortaleceu suas habilidades práticas e os inspirou a estudar química com entusiasmo e determinaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Agrárias – CCApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqAgronomiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Química - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LESLEY STEFHANY NEVES DE SALES e LEANDRO DA SILVA SANTANA.pdfPDF A303.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.