Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4640
Título: O devir-negro como categoria de análise para o ensino de filosofia no Brasil: considerações a partir de Achille Mbembe
Título(s) alternativo(s): Becoming-black as a category of analysis for teaching philosophy in Brazil: considerations based on Achille Mbembe
Devenir noir comme catégorie d'analyse pour l'enseignement de la philosophie en Brésil : réflexions autour d'Achille Mbembe
Autor(es): Coêlho, Thales da Cunha
Orientador: Dantas, José Carlos de Castro
Membro da Banca: Borralho, José Henrique de Paula
Membro da Banca: Rodrigues Junior, Edward Pereira
Data do documento: 2024-08-16
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa intitulada “O DEVIR-NEGRO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL: Considerações a partir de Achille Mbembe”, tem como questão norteadora: como o Devir-negro de Achille Mbembe pode ser usada como categoria de análise para o ensino de filosofia no Brasil? Para se operacionalizar o processo, tivemos como objetivos específicos: Caracterizar o Devir-Negro de Achille Mbembe e suas repercussões; Especificar na trajetória do ensino de filosofia no Brasil, sua relação com as questões étnico-raciais e Relacionar a categoria de Achille Mbembe de Devir-negro interligado a outros autores como Fanon e Foucault à prática pedagógico-educacional do ensino de filosofia no Brasil e sua postura perante o grave problema do racismo. Como escolha metodológica, foi utilizada uma análise hermenêutica crítica, partindo principalmente da obra Crítica da Razão Negra (2014) de Achille Mbembe, fazendo um diálogo com autores da pedagogia, história, antropologia, no sentido de enriquecer o olhar acerca dessa problemática tão complexa. Como resultados, obtivemos que falar acerca do devir-negro em Achille Mbembe, envolve principalmente considerar as categorias subjacentes: Razão Negra, Negro, África e Raça. O filósofo nos proporciona um olhar acurado acerca dos modos como os discursos filosóficos no decorrer da modernidade, criaram narrativas que não apenas estigmatizaram os corpos negros, como perpetuaram estruturas de poder que contemporaneamente são descritas enquanto racismo estrutural. Nesse ensejo, para pensarmos o ensino da filosofia a partir do devir-negro, devemos considerar a própria origem da educação no contexto brasileiro, remontando ao processo da educação colonial, e ao epistemicídio enquanto elemento ainda presente. Por fim, mostrou-se necessário também, considerarmos que uma proposta pautada no devir-negro, deve partir de uma postura educacional crítica de base decolonial e reflexiva, considerando o que Silvio Gallo trouxe como filosofia menor, além de levar em conta a identidade desses alunos, as políticas afirmativas no âmbito educacional, e por fim, uma perspectiva multiculturalista que leve em conta a diversidade cultural e de pensamento do nosso país. Em suma, um ensino de filosofia engajado em debates étnico-raciais deve propor-se mudanças sociais concretas, logo, o(a) professor(a) de filosofia, deve ter consigo uma postura antirracista ativa e constante.
Palavras-chave: Devir-negro - Achille Mbembe
Ensino de filosofia
Racismo
Achille Mbembe - crítica e interpretação
Educação
Análise hermenêutica crítica
Razão negra
Racismo estrutural
Relações étnico-raciais
Identidade negra e ensino de filosofia
Devenir noir - Achille Mbembe
Enseigner la philosophie
Racisme
Achille Mbembe - critique et interprétation
Éducation
Analyse herméneutique critique
Raison noire
Racisme structurel
Relations ethnico-raciales
Identité noire et philosophie de l'enseignement
Becoming-black - Achille Mbembe
Teaching philosophy
Racism
Achille Mbembe - criticism and interpretation
Critical hermeneutic analysis
Black reason
Structural racism
Ethnic-racial relations
Black identity and teaching philosophy
Filósofo camaronês Achille Mbembe
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Filosofia - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - THALES DA CUNHA COÊLHO - LICENCI. FILOSOFIA CECEN UEMA 2023.pdfPDF A489.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.