Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4613
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Orlanda, Wild Muller dos Santos Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-07T20:31:55Z | - |
dc.date.available | 2025-04-07 | - |
dc.date.available | 2025-04-07T20:31:55Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-07 | - |
dc.identifier.citation | ORLANDA, Wild Muller dos Santos Lima. A presença indígena na sociedade Cordina no Maranhão Oitocentista: uma abordagem escolar. In: SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA: IMPRESSOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX, 3., 2013, São Luís-MA. Anais [...]. São Luís: Universidade Estadual do Maranhão, 2013. Simpósio Temático 04: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4613 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4613 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Simpósio de História do Maranhão Oitocentista: Impressos no Brasil do Século XIX | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Indígena | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Barra do Corda | pt_BR |
dc.subject | Século XIX | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sociedade oitocentista | pt_BR |
dc.subject | Elite | pt_BR |
dc.subject | Colonizadores | pt_BR |
dc.subject | Indigenous | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Nineteenth century Society | pt_BR |
dc.subject | Colonizers | pt_BR |
dc.subject | Brazil | pt_BR |
dc.title | A presença indígena na sociedade Cordina no Maranhão Oitocentista: uma abordagem escolar | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo aqui apresentado busca compreender os modos através dos quais os grupos indígenas da região de Barra do Corda do século XIX foram tratados na vertente educacional no interior da sociedade oitocentista, em que se desenvolveu o ideário civilizacionista. A escola, que historicamente foi identificada como signo de civilização, mostra-se o lugar privilegiado de análise por permitir observar o embate do projeto civilizatório idealizado pela elite oitocentista e a realidade conflituosa das relações emergentes nas diferentes situações de contato entre índios e colonizadores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Simpósio Temático 07: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WILD MULLER DOS SANTOS LIMA ORLANDA - 3 SIMPÓSIO HIST. DO MARANHÃO OITOCENTISTA ST7 UEMA 2013.pdf | 214.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.