Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4596
Título: Repensando os oitocentos à educação e à sociedade na baixada Fluminense: olhares de investigação e pesquisa sobre Nova Iguaçu (18501890)
Autor(es): Lima, Ivonete Cristina Campos
Data do documento: 2013-06-07
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A proposta é apresentar a pesquisa realizada pelo PROAPE/UNIABEU- Rio de Janeiro - (2008-2010) sobre a escolarização da população da cidade iguaçuana nos oitocentos, especialmente, entre 1850-1990, no que diz respeito aos agentes sociais da região, ou seja, como se deu a inserção e a dinâmica da vida escolar para os negros escravos, libertos e brancos pobres. Portanto, esta comunicação oral é com o intuito de provocar reflexões, construções e/ou reconstruções significativas a partir da região da Baixada Fluminense e da localidade de Nova Iguaçu. Estes espaços primordiais ganham visibilidade na metodologia da oralidade que passa a ser o norte de "mãos múltiplas" para novas trilhas e abordagens dialéticas, no sentido de promover um diálogo historiográfico a partir da pesquisa de campo. Logo, para nós pesquisadores, a prática de interação dos saberes vivenciada na investigação tem como resultado conclusivo do porquê de tantos negros, mestiços e mulatos presentes não somente em Nova Iguaçu, mas, em toda região da Baixada Fluminense, enquanto sujeitos de sua própria história escolar.
Palavras-chave: Escolarização
Oitocentos
Negros
Escravos
Nova Iguaçu
Historiografia
Educação
Schooling
Eight hundred
Blacks
Slaves
Historiography
Education
Aparece nas coleções:Simpósio Temático 07: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IVONETE CRISTINA CAMPOS LIMA - 3 SIMPÓSIO HIST. DO MARANHÃO OITOCENTISTA ST7 UEMA 2013.pdf202.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.