Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4593
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bogea, Amanda Marinho | - |
dc.creator | Gonçalves, Pedro Gabriel Garreto | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-03T13:57:35Z | - |
dc.date.available | 2025-04-03 | - |
dc.date.available | 2025-04-03T13:57:35Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-28 | - |
dc.identifier.citation | BOGÉA, Amanda Marinho; GONÇALVES, Pedro Gabriel. Os colégios do Almanak Oitocentista: um olhar sobre o estatuto do Collegio de N. S. da Soledade. In: SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA: RELIGIÃO, CULTURA E PODER, 5., 2018, São Luís. Anais [...]. São Luís: Universidade Estadual do Maranhão, 2018. Simpósio Temático: As instituições escolares no Maranhão oitocentista. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4593 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4593 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Simpósio de História do Maranhão Oitocentista: Religião, Cultura e Poder | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Almanak Oitocentista - Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Colégios | pt_BR |
dc.subject | Maranhão - século XIX | pt_BR |
dc.subject | Maranhão oitocentista | pt_BR |
dc.subject | História da educação - período provincial | pt_BR |
dc.subject | Almanak Maranhense | pt_BR |
dc.subject | Educação de meninas | pt_BR |
dc.subject | Collegio de N. S. da Soledade | pt_BR |
dc.subject | Cultura escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação maranhense | pt_BR |
dc.subject | Cultura impressa | pt_BR |
dc.subject | Periódicos maranhenses | pt_BR |
dc.subject | Homens de letras | pt_BR |
dc.subject | Cultura letrada - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Instrução feminina | pt_BR |
dc.subject | Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial - Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Colégios-internatos | pt_BR |
dc.subject | Modelo - educação feminina | pt_BR |
dc.subject | Asilo - Santa Tereza - São Luís | pt_BR |
dc.subject | Nineteenth Century Almanac - Maranhao | pt_BR |
dc.subject | Colleges | pt_BR |
dc.subject | Maranhao - 19th century | pt_BR |
dc.subject | 19th century Maranhão | pt_BR |
dc.subject | History of education - provincial period | pt_BR |
dc.subject | Almanac of Maranhao | pt_BR |
dc.subject | Girls' education | pt_BR |
dc.subject | College of Our Lady of Solitude | pt_BR |
dc.subject | School culture | pt_BR |
dc.subject | Maranhao education | pt_BR |
dc.subject | Print culture | pt_BR |
dc.subject | Maranhao newspapers | pt_BR |
dc.subject | Men of letters | pt_BR |
dc.subject | Literate culture - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Female instruction | pt_BR |
dc.subject | Administrative, Commercial and Industrial Almanac - Maranhao | pt_BR |
dc.subject | Boarding schools | pt_BR |
dc.subject | Model - female education | pt_BR |
dc.subject | Nursing Home - Santa Teresa - Saint Louis | pt_BR |
dc.title | Os colégios do Almanak Oitocentista: um olhar sobre o estatuto do Collegio de N. S. da Soledade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar o funcionamento de um dos colégios representado nos Almanaks existentes na província do Maranhão no período oitocentista. Para isso será feito a apresentação dessas instituições que registradas nos Almanak entre os anos de 1858 a 1864, impressos apreendidos aqui como fonte primária da pesquisa. Os Almanaks apresentam-se como fonte riquíssima para história da educação do período provincial, uma vez que, como periódico de estatística, encontramos uma variedade de informações sobre a sociedade da época. O Almanak Maranhense traz em seu corpo vários dados sobre estes colégios de caráter particular, no que diz respeito ao seu: regimento, composição do quadro de professores, funcionamento, ano de fundação, ano de encerramento, bem como a organização das cadeiras oferecidas. O aporte deste estudo se centrará em uma pesquisa histórico-documental referenciado na história cultural. Priorizamos a instituição de educação de meninas collegio de N. S. da Soledade, que no período referenciado estava sob a direção de D. Maria Emilia Carmini, atentando-se desde o seu funcionamento ao seu Estatutos, sem perder de vista as subjacentes concepção de educação, o foco dessa educação e a relação com a valorização de preceitos morais e religiosos, onde a mulher obtinha o seu papel reafirmado pela cultura escolar como sendo submissa e responsável por afazeres domésticos a partir dos ofícios aprendidos no colégio. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História do Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História do Brasil Império | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.citation.issue | 5 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Simpósio Temático: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OS COLÉGIOS NO ALMANAK OITOCENTISTA - 5 SHMO ST AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES... UEMA 2018.pdf | 213.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.