Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4513
Título: Filosofia nas séries iniciais: desafios e perspectivas
Título(s) alternativo(s): Philosophy in the early grades: challenges and perspectives
Autor(es): Aguiar, Thielly Priscilla Veras
Orientador: Soares, Daniel Benevides
Membro da Banca: Rocha, Allysson Vasconcelos Lima
Membro da Banca: Silva, José Roberto Carvalho da
Data do documento: 2025-01-20
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O ensino de filosofia é um desafio para a educação do nosso tempo. Desafio ainda maior quando pensado para as séries iniciais da educação básica no Brasil. Embasado em livros, trabalhos acadêmicos, artigos, revistas e sites que tratam de temas como o cenário da educação brasileira atual e as desigualdades sociais presentes nesse cenário; os conceitos de educação e instrução em Éric Weil; e as pistas metodológicas sugeridas pelos demais autores, a presente pesquisa aborda o problema da formação do indivíduo do nosso tempo e a necessidade de pensar nas bases teóricas do ensino de filosofia que encaminhem esse indivíduo para uma autonomia moral a partir da reflexão pela reflexão. O ensino da filosofia está diretamente ligado à formação ética e ao desenvolvimento crítico, preparando a participação ativa na sociedade. Esta pesquisa explora o papel da filosofia nas séries iniciais, analisando seus desafios e perspectivas. A partir de uma revisão bibliográfica, discute-se a importância da filosofia na formação do indivíduo, abordando a relação entre filosofia e educação, a importância da reflexão crítica e autonomia moral, a necessidade de superar desafios de cunho metodológico e estratégias para efetivar a práxis filosófica
Resumo: Teaching philosophy is a challenge for education in our time. An even greater challenge when it comes to the early grades of basic education in Brazil. Based on books, academic papers, articles, magazines and websites that deal with issues such as the current Brazilian education scenario and the social inequalities present in this scenario; the concepts of education and instruction in Éric Weil; and the methodological clues suggested by other authors, this research addresses the problem of the formation of the individual of our time and the need to think on the theoretical basis of the teaching of philosophy that lead this individual towards moral autonomy based on reflection for reflection's sake. The teaching of philosophy is directly linked to ethical formation and critical development, preparing for active participation in society. This research explores the role of philosophy in the early grades, analyzing its challenges and perspectives. Based on a bibliographical review, the importance of philosophy in the formation of the individual is discussed, addressing the relationship between philosophy and education, the importance of critical reflection and moral autonomy, the need to overcome methodological challenges to make philosophical praxis effective
Palavras-chave: Filosofia
Séries iniciais
Transversalidade
Ensino
Philosophy
Transversality
Initial series
Teaching
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Filosofia - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - THIELLY PRISCILLA VERAS AGUIAR - LICENCI. FILOSOFIA - UEMA 2023.pdfPDF A370.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.