Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4477
Título: | Participação de alunos com deficiência nas aulas de educação física: concepção dos professores do ensino fundamental na cidade de São João dos Patos - MA |
Título(s) alternativo(s): | Participation of students with disabilities in physical education classes: conception of elementary school teachers in the city of São João dos Patos - MA |
Autor(es): | Sandes, Alan Macedo |
Orientador: | Vasconcelos, Fabiana de Andrade Ferreira |
Membro da Banca: | Borges, Dângela Bezerra De Sena |
Membro da Banca: | Nôleto, Vanessa Lima |
Data do documento: | 2025-01-09 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares ainda é um desafio para professores, especialmente pela insegurança gerada pela precária formação profissional e falta de estrutura de apoio. A legislação brasileira propõe a inserção de alunos com deficiência em escolas regulares. O objetivo do estudo é investigar a inclusão dos alunos com algum tipo de deficiência nas aulas de educação física escolar de São João dos Patos- MA, esse estudo foi realizado com 6 professores de educação física escolar da rede municipal de ensino, onde foi aplicado questionário com perguntas abertas e fechadas e os dados coletados na pesquisa foram analisados e observados e tabulados por meio de gráficos e tabelas de acordo com as respostas obtidas nos questionários. A justificativa em investigar surgiu das minhas experiencias vividas durante estágio e trabalhos realizados em escolas e das discursões ao longo dos anos a respeito da inclusão desses alunos deficientes na educação física escolar, os benefícios dessa pesquisa são as contribuições para a comunidade em geral, pois os resultados podem trazer direcionamentos, incentivar e difundir conhecimentos e possibilidades de novas opções metodológicas e possibilidades de ressignificação de metodologias pedagógicas utilizadas pelos professores tornando seu trabalho ainda mais eficaz. Conclui-se que os professores sentem dificuldades em trabalhar com alunos que possuem algum tipo de deficiência, seja elas de cunho em estrutural das escolas, e seja porque não possuem a devida capacitação trabalhar com esses alunos. Diante disso cabe aos professores buscarem cursos de formação continuada na área da educação física inclusiva, cabe aos gestores ofertarem o máximo de suporte ao professor através de materiais adequados, parte estrutural das escolas e através de serviços de apoio |
Resumo: | The inclusion of students with disabilities in regular schools is still a challenge for teachers, especially due to the insecurity generated by precarious professional training and lack of support structure. Brazilian legislation proposes the inclusion of students with disabilities in regular schools. The objective of the study is to investigate the inclusion of students with some type of disability in school physical education classes in São João dos Patos-MA, this study was carried out with 6 school physical education teachers from the municipal school network, where a questionnaire with open and closed questions was applied and the data collected in the research were analyzed and observed, and tabulated by means of graphs and tables according to the answers obtained in the questionnaires. The justification for investigating arose from my experiences lived during internship and work carried out in schools and from discussions over the years about the inclusion of these disabled students in school physical education, the benefits of this research are the contributions to the community in general, as the results can bring directions, encourage and disseminate knowledge and possibilities of new methodological options and possibilities of resignification of methodologies pedagogical practices used by teachers, making their work even more effective. It is concluded that teachers have difficulties in working with students who have some type of disability, whether they are of a structural nature of the schools, or because they do not have the proper training to work with these students. In view of this, it is up to teachers to seek continuing education courses in the area of inclusive physical education, it is up to managers to offer maximum support to the teacher through appropriate materials, structural part of schools and through support services |
Palavras-chave: | Educação Física Adaptada Professores Alunos com deficiência Escola Inclusão Formação profissional Adapted Physical Education Students with disabilities Inclusion Teachers School Professional training |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Educação Física – São João dos Patos - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ALAN MACEDO SANDES - EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA – SÃO JOÃO DOS PATOS UEMA 2024.pdf | PDF A | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.