Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4457
Título: As companhias milicianas de pedestres no Maranhão (Década de 1820)
Autor(es): Oliveira, Mayra Cardoso Baêta de
Data do documento: 2013-06-06
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar resultados iniciais de um estudo acerca das Companhias de Pedestres do século XIX, na Província do Maranhão, que faz parte do p ojeto de pes uisa “o e s e a as: u estudo so e os opos militares no Maa hão e eados do s ulo XIX oo de ado pela Pofª. D ª. ‘egi a Hele a Martins de Faria. Apresentamos, de forma sucinta, como eram constituídos os corpos militares no período colonial e as modificações que passam após a formação do Estado nacional brasileiro. Especulamos sobre a natureza das Companhias de Pedestres existentes nos anos de 1820 e as que foram criadas nas décadas de 1840 e 1850. Por fim, fazendo uso da documentação que está sendo levantada no Arquivo Público do Estado do Maranhão, prestamos algumas informações sobre as Companhias de Pedestres da década de 1820, no Maranhão.
Palavras-chave: Companhias de Pedestres
Século XIX
Maranhão
Militar
Período Colonial
Portugal
Military
Colonial Period
Aparece nas coleções:Simpósio Temático 03: O Espaço da Política nos Estudos Sobre Oitocentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAYRA CARDOSO BAÊTA DE OLIVEIRA - 3 SIMPÓSIO HIST. DO MARANHÃO OITOCENTISTA ST3 UEMA 2013.pdf214.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.