Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4327
Título: A educação musical terapêutica aliada à musicoterapia: contribuições para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista TEA
Título(s) alternativo(s): Therapeutic music education combined with music therapy: contributions to the development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD)
Autor(es): Santos, Cleiton Jadson Menezes dos
Orientador: Gonçalves, Elisângela Moraes
Membro da Banca: Gonçalves, Elisângela Moraes
Membro da Banca: Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de
Membro da Banca: Gomes, Albiane Oliveira
Data do documento: 2025
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre a relevância da educação musical terapêutica aliada à musicoterapia para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O seu objetivo geral é analisar a Educação Musical como intervenção terapêutica e pedagógica no desenvolvimento de crianças com TEA. Dos pressupostos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica no acervo do curso de Música Licenciatura presencial da Universidade Estadual do Maranhão, e, posteriormente, nas bases de dados do Google Acadêmico, Scielo (Scientific Electronic Library Online), e demais repositórios virtuais de Música e Pedagogia, a sustentar a pesquisa de campo, em uma Clínica de Apoio Multidisciplinar de São Luís – MA, com uma criança em fase pré-escolar e com TEA. Os dados foram analisados por uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa de campo e pesquisa participativa. Constatou-se que a Educação Musical pode ser utilizada como instrumento de intervenção terapêutica e pedagógica, pois promove experiências às crianças com TEA que lhes são essenciais para a melhoria de suas habilidades sociais, cognitivas, permitindo o desenvolvimento da comunicação verbal ou não verbal, desde que sejam utilizadas técnicas musicoterapêuticas compatíveis com os pontos a serem desenvolvidos, a fazerem parte de um plano individualizado, com definição das estratégias e tempo de sessão necessários para que os propósitos de aprendizado sejam alcançados. Logo, a música, com base nas particularidades da criança com TEA, visa à construção de uma rotina de aprendizagem favorável à superação/amenização de suas dificuldades nos diferentes ambientes que participa socialmente, entre as quais a família e a escola
Resumo: This paper presents an analysis of the relevance of therapeutic music education combined with music therapy for children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Its general objective is to analyze Music Education as a therapeutic and pedagogical intervention in the development of children with ASD. The methodological assumptions used were bibliographic research in the collection of the in-person Music Degree course at the State University of Maranhão, and later in the databases of Google Scholar, Scielo (Scientific Electronic Library Online), and other virtual repositories of Music and Pedagogy, to support the field research, in a Multidisciplinary Support Clinic in São Luís - MA, with a preschool child with ASD. The data were analyzed using a qualitative approach, through field research and participatory research. It was found that Music Education can be used as a therapeutic and pedagogical intervention tool, as it provides children with ASD with experiences that are essential for improving their social and cognitive skills, allowing the development of verbal or nonverbal communication, as long as music therapy techniques compatible with the points to be developed are used, and are part of an individualized plan, with definition of the strategies and session time necessary for the learning purposes to be achieved. Therefore, music, based on the particularities of children with ASD, aims to build a learning routine that is favorable to overcoming/alleviating their difficulties in the different environments in which they participate socially, including the family and school
Palavras-chave: Educação Musical
Transtorno do Espectro Autista
Intervenção terapêutica
Intervenção pedagógica
Relevância da educação musical terapêutica
Musicoterapia
Curso de Música Licenciatura presencial da Universidade Estadual do Maranhão
Music Education
Autism Spectrum Disorder
Therapeutic Intervention
Pedagogical Intervention
Relevance of Therapeutic Music Education
Music Therapy
Music Course - Bachelor's Degree in the Maranhão State University
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - CLEITON JADSON MENEZES DOS SANTOS - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2025.pdfPDFA1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.