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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Reginaldo Conceição da | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-22T22:13:52Z | - |
dc.date.available | 2018-08-22T22:13:52Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Reginaldo Conceição da. “Na gira da umbanda”: exercício etnográfico sobre expressões de afrorreligiosidade na “fronteira” e no Terreiro da Cabocla Jurema em Tabatinga, Amazonas. 2015. 152f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA - Brasil, 2015. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/430 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/430 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Religião afrobrasileira | pt_BR |
dc.subject | Identidade afrobrasileira - umbanda | pt_BR |
dc.subject | Umbanda | pt_BR |
dc.subject | Fronteira - Umbanda | pt_BR |
dc.subject | Gira - Umbanda | - |
dc.subject | Etnografia | - |
dc.subject | Afrorreligiosidade na fronteira | - |
dc.subject | Terreiro da Cabocla Jurema - Tabatinga - AM | - |
dc.subject | Gira de Umbanda para caboclos | - |
dc.subject | Terreiros de tambor de mina | - |
dc.subject | Terreiros de umbanda | - |
dc.subject | Religião de matriz africana - umbanda | - |
dc.subject | Festa - Umbanda | - |
dc.subject | Caboclo - Umbanda | - |
dc.subject | Terreiro de Mãe Lúcia - ação militar | - |
dc.subject | Resistência - Umbanda - Tabatinga - AM | - |
dc.subject | Tabatinga - AM - terreiros de umbanda | - |
dc.subject | Mãe Lúcia - Umbanda | - |
dc.subject | Pai Jairo - Umbanda | - |
dc.subject | Pesquisa etnográfica | - |
dc.subject | Religión afrobrasileña | - |
dc.subject | Identidad afrobrasileña - Umbanda | - |
dc.subject | Etnografía | - |
dc.subject | Afroreligiosidad en la frontera | - |
dc.subject | Casa de culto - umbanda | - |
dc.subject | Casa de culto - tambores de mina | - |
dc.subject | Religión africana - Umbanda | - |
dc.subject | Resistencia - Umbanda - Tabatinga - AM | - |
dc.subject | Tabatinga - AM - Umbanda - casas de culto | - |
dc.subject | Investigación etnográfica | - |
dc.subject | Afro-Brazilian religion | - |
dc.subject | Afro-Brazilian identity - Umbanda | - |
dc.subject | Ethnography | - |
dc.subject | Afro-religiosity on the border | - |
dc.subject | House of worship of Cabocla Jurema - Tabatinga - AM | - |
dc.subject | Mina drum temples | - |
dc.subject | Umbanda temples | - |
dc.subject | African-based religion - Umbanda | - |
dc.subject | Party - Umbanda | - |
dc.subject | Resistance - Umbanda - Tabatinga - AM | - |
dc.subject | Ethnographic research | - |
dc.title | “Na gira da umbanda”: exercício etnográfico sobre expressões de afrorreligiosidade na “fronteira” e no Terreiro da Cabocla Jurema em Tabatinga, Amazonas | pt_BR |
dc.title.alternative | “Na gira da umbanda”: an ethnographic exercise on expressions of Afro-religiosity on the “border” and at Terreiro da Cabocla Jurema in Tabatinga, Amazonas | - |
dc.title.alternative | “Na gira da umbanda”: ejercicio etnográfico sobre expresiones de afroreligiosidad en la “frontera” y en Terreiro da Cabocla Jurema en Tabatinga, Amazonas | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.cdu | D 259.4(811.3 Tabatinga) | - |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-7158-8185 | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8537046678523286 | - |
dc.contributor.advisor1 | Marin, Rosa Elizabeth Acevedo | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-7509-3884 | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0087693866786684 | - |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Alfredo Wagner Berno de | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-4039-9111 | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1596401343987246 | - |
dc.contributor.referee2 | Ferretti, Mundicarmo Maria Rocha | - |
dc.contributor.referee2ID | FERRETI, M. M. R. | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4868147328012835 | - |
dc.description.resumo | “Gira” é uma expressão usada pelos praticantes da Umbanda para designar Festa. É festejando que os afrorreligiosos evidenciam a Religião anunciada no estado do Rio de Janeiro, início do século XIX, pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas. Formada, genericamente, a partir dos credos católicos espíritas e do culto aos Orixás - a Umbanda também absorve as expressões de religiosidades no espaço onde é praticada em comunhão com as crenças “minoritárias” do lugar onde se manifesta. No Amazonas, constata-se que há insuficiência de estudos referente às religiões afro-brasileiras, sobretudo, no contexto específico de cidades localizadas entre as fronteiras nacionais, como é o caso de Tabatinga, situada na fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. Nosso objetivo consistiu em realizar um exercício etnográfico sobre as expressões de afrorreligiosidade na “fronteira” e no Terreiro da Cabocla Jurema em Tabatinga, em uma situação específica de celebração ritual festiva, denominada pelos nossos interlocutores de “Gira de Umbanda para Caboclos”, diferenciando assim das demais maneiras de cultuar as Entidades que alicerçam a Religião, tais como: “Gira” para Preto-Velho, Erê, Mestres, Encantados, Orixás e Santos. Ou ainda, “Gira” de Desenvolvimento e “Gira” de Aniversário. O estudo foi realizado entre os anos de 2013 a 2015, após percorrer os Terreiros de Tambor de Mina e de Umbanda localizados em bairros dessa cidade, onde a realização de “Giras” É mais corriqueira, permitindo assim evidenciar, por meio de uma maior convivência pontual com Pais, Mães e Filhos de Santos, as diversas práticas que permitem os agentes construírem a sua identidade afrorreligiosa, seja pelo ato de cultuar Entidades; seja pelo uso de recursos divinatórios; seja por acionar saberes mágicoreligiosos na interface entre o sagrado e profano; ou ainda, como resistência de vivencia em Terreiro em face a atos de perseguição e intolerância religiosa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CARTOGRAFIA SOCIAL E POLÍTICA DA AMAZÔNIA - PPGCSPA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Antropologia das populações afro-brasileiras | - |
dc.description.resumen | “Gira” es una expresión utilizada por los practicantes de la Umbanda para designar Fiesta. Es festejando que los afro religiosos evidencian la Religión anunciada en el estado de Río de Janeiro a principios del siglo XX, por el Caboclo de las Siete Encrucijadas. Formada, genéricamente, a partir de la combinación de católicos espiritas y del culto a los Orixas, la Umbanda también absorbe las expresiones de religiosidad en los sitios donde es practicada en comunión con las creencias “minoritarias” del lugar donde se manifiesta. En Amazonas, se observa la falta de estudios acerca de las religiones afrobrasileñas, sobre todo en el contexto de las ciudades fronterizas, como en el caso de Tabatinga, ubicada en la frontera entre Brasil, Colombia y Perú. La investigación tuvo como objetivo realizar el ejercicio etnográfico sobre las expresiones de afro religiosidad en la “frontera” y en el terreiro (casa de culto) de Cabocla Jurema, en Tabatinga, durante el ritual de celebración denominado por los interlocutores como “Gira de Umbanda para Caboclos”, diferenciando así las demás maneras de venerar las Entidades que sirven de base para la Religión, tales como: “Gira” para Negros Viejos, Ere, Mestres, Encantados, Orixas y Santos. Además, “Gira” de Desarrollo y “Gira” de Aniversario. El estudio fue realizado entre 2013 y 2015, después de vivenciar la rutina de los Terreiros de Tambor de Mina y de Umbanda, localizados en barrios de Tabatinga, donde la realización de “Giras” es más frecuente, permitiendo así evidenciar, por medio de la convivencia con Padres, Madres e hijos de Santos, las diversas prácticas que admiten a los agentes la formación de la identidad afro religiosa, sea por el acto de reverenciar Entidades; sea por el uso de recursos divinatorios; sea por accionar saberes mágicos religiosos en la interface entre el sagrado y el profano; o como resistencia de la vivencia en Terreiro en función a los actos de persecución e intolerancia religiosa. | - |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia - CCSA - Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO - REGINALDO CONCEIÇÃO DA SILVA - PPGCSPA CCSA UEMA 2015.pdf | PDF A | 1.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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