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dc.creatorAbrantes, Elizabeth Sousa-
dc.date.accessioned2025-02-06T14:46:31Z-
dc.date.available2025-02-06-
dc.date.available2025-02-06T14:46:31Z-
dc.date.issued2013-06-05-
dc.identifier.citationABRANTES, Elizabeth Sousa. Conselhos para as moças: a educação feminina nos periódicos do século XIX. In: SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA: IMPRESSOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX, 3., 2013, São Luís. Anais [...]. São Luís: Universidade Estadual do Maranhão, 2013. Simpósio Temático 01: Imprensa, representações e Identidades. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4260pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4260-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.relation.ispartofSimpósio de História do Maranhão Oitocentista: Impressos no Brasil do Século XIXpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectEducação femininapt_BR
dc.subjectSão Luíspt_BR
dc.subjectConselhospt_BR
dc.subjectPeriódicospt_BR
dc.subjectVocaçãopt_BR
dc.subjectNatureza femininapt_BR
dc.subjectMãe educadorapt_BR
dc.subjectPresspt_BR
dc.subjectFemale educationpt_BR
dc.subjectSaint Louispt_BR
dc.subjectAdvicept_BR
dc.subjectPeriodicalspt_BR
dc.subjectVocationpt_BR
dc.subjectFeminine naturept_BR
dc.subjectEducator motherpt_BR
dc.titleConselhos para as moças: a educação feminina nos periódicos do século XIXpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA imprensa foi um canal importante nos debates sobre a educação feminina no século XIX, especialmente os periódicos e obras literárias destinadas ao público feminino. Este estudo apresenta os discursos destinados às mulheres, muitos deles em forma de conselhos, que enfatizavam a educação ideal para as jovens, com referência à chamada “natureza feminina” e a vocação da mulher para amar e ser amada, mas para isso sendo necessário o adorno da inteligência. Mostra como o objetivo da reforma na educação feminina, defendida na imprensa, era preparar a mulher para o casamento, com uma instrução capaz de torná-la a mãe educadora segundo as novas exigências da sociedade que se modernizava, sem que isso propiciasse uma possível emancipação feminina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
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