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Título: Vendendo saúde: poderoso e popular "Elixir da Nogueira"
Autor(es): Muniz, Débora Renata Marques
Data do documento: 2013-06-06
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: No século XIX houve um intenso processo de urbanização e modernização das principais cidades do Brasil, em especial Belém. Sendo assim, nesse período a medicina oficial organizava-se, no sentido, de ser a “única” com a capacidade de instrumentalizar o saber curativo, legitimando-se através da ciência. Foi nesse contexto que diversos medicamentos com o poder “miraculoso” curativo de várias doenças apoiado na cientificidade, apareceram nas páginas dos periódicos como solução para o leitor/cliente, haja vista, quenos noticiários referentes às propagandas comercias era comum a exposição de “preparados” para todos os tipos de males e, era de práxis a venda de remédios, que atribuía a cura de várias enfermidades, dentre elas; a sífilis, paludismo, corrimentos, mancha na pele, entre outros. Remédios como o “Elixir de Nogueira”, que desde 1918 já era produzido no Rio de Janeiro e distribuído nas regiões do país, conseguiu ter fôlego de recepção/vendas no século seguinte. Nesse intuito, o referido trabalho tem como iniciativa apresentar a propaganda relativa ao remédio “Elixir de Nogueira”, do farmacêutico e químico João da Silva Silveira, expostos nos jornais locais de Belém: “A Palavra”, “Folha do Norte” e “A Vanguarda”, nos anos de 1938 a 1940, levando em consideração os mecanismos para a compra e venda do produto, ou seja, os benefícios supostamente advindos do famoso elixir, que sempre fazia uso de testemunhos de pessoas que teriam recebido a cura com o uso do medicamento.
Palavras-chave: Período república
Remédio
Medicina
Medicamento
Cura
Elixir de Nogueira
Imprensa
História do Pará
Doença
Igreja Católica
Press
Republic period
Remedy
Cure
Walnut Elixir
History of Pará
Illness
Catholic Church
Aparece nas coleções:Simpósio Temático 01: Imprensa, Representações e Identidades

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