Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Regis Erberth de Almeida-
dc.date.accessioned2025-01-21T19:56:14Z-
dc.date.available2025-01-21-
dc.date.available2025-01-21T19:56:14Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationCARDOSO, Regis Erberth de Almeida. Novas metodologias no ensino da física: integração entre teoria e prática no programa residência pdagógica. 2024. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Física) - Centro de Estudos Superiores de Caxias, Universidade Estadual do Maranhão, Caxias - MA, 2024. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4153pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4153-
dc.description.abstractThis paper reports on the experience acquired during the execution of the Pedagogical Residency Program 2022-2024, of the Physics center of UEMA, Campus Caxias. The main objective is to explore and discuss new teaching methodologies observed and applied throughout the residency period, addressing the integration between theory and practice, fundamental for teacher training. The research focuses on the implementation of innovative methodologies to make Physics teaching more dynamic and meaningful, in the face of the challenges of the discipline. Three main approaches were highlighted: didactic sequence, scientific theater and science fair, which proved to be effective in promoting more engaging and critical learning. To evaluate the impact of these methodologies, questionnaires were applied to the participating students, the results of which indicated a significant improvement in the understanding of physics concepts and in the interest in the disciplinept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectMetodologias inovadoraspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectTeatro científicopt_BR
dc.subjectAvaliação por questionáriospt_BR
dc.subjectFeira de ciênciaspt_BR
dc.subjectPedagogical Residencypt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectInnovative methodologiespt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectScientific theaterpt_BR
dc.subjectScience fairpt_BR
dc.subjectQuestionnaire assessmentpt_BR
dc.titleNovas metodologias no ensino da física: integração entre teoria e prática no programa residência pdagógicapt_BR
dc.title.alternativeNew methodologies in teaching physics: integration between theory and practice in the teaching residency programpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCARDOSO, R. E. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9963319672312773pt_BR
dc.contributor.advisor1Serra, Ediomar Costa-
dc.contributor.advisor1IDSERRA, E. C.;SERRA, EDIOMAR COSTA;SERRA, E.C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4823141626393426pt_BR
dc.contributor.referee1Serra, Ediomar Costa-
dc.contributor.referee1IDSERRA, E. C.;SERRA, EDIOMAR COSTA;SERRA, E.C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4823141626393426pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Pedro Henrique Macedo-
dc.contributor.referee2IDBARROS, P. H. M.;Barros, Pedro Henrique Macedo;Pedro H. M. Barros;BARROS, PEDRO H. M.;BARROS, PEDRO H Mpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6540915578499093pt_BR
dc.contributor.referee3Silva Neto, José Ferreira da-
dc.contributor.referee3IDNETO, J. F. S.;NETO, JOSÉ F. S.;NETO, JOSÉ F.;DA SILVA NETO, J.F.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6505984488763225pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho relata a experiência adquirida durante a execução do Programa Residência Pedagógica 2022-2024, do núcleo de Física da UEMA, Campus Caxias. O objetivo central é explorar e discutir novas metodologias de ensino observadas e aplicadas ao longo do período de residência, abordando a integração entre teoria e prática, fundamental para a formação de professores. A pesquisa foca na implementação de metodologias inovadoras para tornar o ensino de Física mais dinâmico e significativo, frente aos desafios da disciplina. Foram destacadas três abordagens principais: sequência didática, teatro científico e feira de ciências, que se mostraram eficazes na promoção de uma aprendizagem mais engajadora e crítica. Para avaliar o impacto dessas metodologias, foram aplicados questionários aos alunos participantes, cujos resultados indicaram uma melhora significativa na compreensão dos conceitos físicos e no interesse pela disciplinapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caxiaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Física - Caxias UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - REGIS ERBERTH DE ALMEIDA CARDOSO - CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA CAXIAS UEMA 2024.pdfPDFA679.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.