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Título: Transgressão social no contexto da Belle Époque: uma análise da obra Turbilhão, de Coelho Neto, a partir do método realista
Título(s) alternativo(s): Social transgression in the context of the Belle Époque: an analysis of the work Turbilhão, by Coelho Neto, using the realistic method
Autor(es): Lopes, Daniel
Orientador: Sousa, Douglas Rodrigues de
Membro da Banca: Torres, José Wanderson Lima
Membro da Banca: Assis , Emanoel Casar Pires de
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esta dissertação analisa o realismo em Turbilhão, de Coelho Neto, obra publicada originalmente em 1906, no contexto da Belle Époque, que conta do final do século XIX ao começo do século XX. A análise está focalizada na temática da transgressão, protagonizada pelos personagens Violante e Paulo. A depreender da trama narrativa, a transgressão social da anti-heroína e do herói do romance nos remete a uma realidade de baixas condições econômicas e de poucas possibilidades de ascensão social, salvaguardadas algumas exceções, ou seja, apenas por ações e meios considerados escusos ou imorais era que o indivíduo conseguiria mudar de vida e ascender, econômica e socialmente, de classe, como Violante, que enriquece às custas da prostituição de alto luxo, acumulando capital, para sair da condição de miséria e fugir do casamento, da dominação, da violência e da censura sofrida dentro do lar afetivo e materno, isto é, a personagem rompe com a lei dos códigos sociomorais da sociedade a fim de conquistar a sua liberdade. Turbilhão, ao dar ênfase na desagregação da estrutura familiar, protagonizada por Dona Júlia, Violante e Paulo, aponta, se não o fim, ao menos a diluição do sistema patriarcal brasileiro, que já se deixava corromper com a inversão de valores da classe burguesa urbana nascente do Rio de Janeiro. Assim, tivemos que levar em consideração o contexto histórico-social e político-cultural do Rio de Janeiro e do Brasil à época, em que a estrutura social passava por perceptíveis e profundas mudanças. Apesar de apresentar uma estratificação patriarcal, a sociedade já convivia com os valores sociomorais e o novo modus vivendi da civilização burguesa. A pesquisa é de cunho bibliográfico e crítico-analítico qualitativo, está fundamentada, em parte, nos estudos teóricos e crítico-literários do sociólogo e filósofo húngaro György Lukács (2010; 1968); e nos estudos crítico-literários e históricosociológicos de autores brasileiros, entre eles: Celso Frederico (2000; 2013; 2015); Afrânio Coutinho (1997); Alfredo Bosi (2013); Proença Filho (2012); Lígia Cadermatori (2013); Gilberto Freyre (1995); Brito Broca (1956; 1958; 1991); Herman Lima (1958); e outros. Acrescenta-se, ainda, artigos, dissertações e teses. A maior contribuição desta pesquisa para os estudos literários talvez seja (re)afirmar que Coelho Neto não esteve alheio à realidade, aos problemas urbanos, sociais e morais da realidade social carioca e brasileira no contexto da Belle Époque. E, assim, tanto o escritor, quanto a sua obra, serem importantes para a História da Literatura e da Cultura do Brasil. O que nega a maior parte das considerações da crítica que lhe diz ser acrítico aos problemas sociais e anacrônico ao seu tempo-espaço, quando querem circunscrever a sua obra, estritamente, no realismo/naturalismo, sendo que o escritor foi contemporâneo também da Belle Époque e, assim, estava dando continuidade às características dos romances de caráter urbano e citadino que buscavam representar os problemas urbanos, sociais e morais da realidade social do Rio de Janeiro, advindos com o processo de modernização
Resumo: This dissertation analyzes the realism in Turbilhão, by Coelho Neto, a work originally published in 1906, in the context of the Belle Époque, which counts from the end of the 19th century to the beginning of the 20th century. Based on the narrative plot, the social transgression of the anti-heroine and the hero of the novel leads us to a reality of low economic conditions and few possibilities of social ascension, safeguarded some exceptions, that is, only by actions and means considered shady or immoral was that the individual could change his life and ascend, economically and socially, class, like Violante, who enriches at the expense of high-end prostitution, accumulating capital, to get out of the condition of misery and escape from marriage, domination, violence and censorship suffered within the affective and maternal home, that is, the character breaks with the law of sociomoral codes of society in order to conquer his freedom. Turbilhão, by emphasizing the breakdown of the family structure, led by Dona Júlia, Violante and Paulo, points out, if not the end, at least the dilution of the Brazilian patriarchal system, which was already corrupted by the inversion of values of the nascent urban bourgeois class of Rio de Janeiro. Thus, we had to take into account the historical-social and politicalcultural context of Rio de Janeiro and Brazil at the time, in which the social structure underwent noticeable and profound changes. Despite presenting patriarchal stratification, society already lived with the sociomoral values and the new modus vivendi of bourgeois civilization. The research is bibliographic and qualitative critical-analytical, is based, in part, on the theoretical and critical-literary studies of the Hungarian sociologist and philosopher György Lukács (2010; 1968); and in the critical-literary and historical-sociological studies of Brazilian authors, among them: Celso Frederico (2000; 2013; 2015); Afrânio Coutinho (1997); Alfredo Bosi (2013); Proença Filho (2012); Lígia Cadermatori (2013); Gilberto Freyre (1995); Brito Broca (1956; 1958; 1991); Herman Lima (1958); and others. Articles, dissertations and theses are also added. The greatest contribution of this research to literary studies may be to reaffirm that Coelho Neto was not oblivious to reality, to the urban, social and moral problems of the Social Reality of Rio and Brazil in the context of Belle Époque. And thus, both the writer and his work are important for the History of Literature and Culture of Brazil. This denies most of the considerations of the criticism that says it is uncritical to social and anachronistic problems to its time-space, when they want to circumscribe his work, strictly, in realism/naturalism, and the writer was also contemporary of the Belle Époque and, thus, was continuing the characteristics of urban and city novels that sought to represent urban problems, social and moral aspects of the social reality of Rio de Janeiro, arising with the modernization process
Palavras-chave: Coelho Neto
Turbilhão
Transgressão social
Belle Époque
Método Realista
Realismo
Social transgression
Realistic Method
Tourbillon
Realism
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