Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4127
Título: | Percepção dos professores de Física do município de Caxias-MA sobre o uso de plataformas digitais no ensino |
Título(s) alternativo(s): | Perception of Physics teachers in the city of Caxias-MA about the use of digital platforms in teaching |
Autor(es): | Almeida, Leonardo Coelho de |
Orientador: | Carvalho, Iure da Silva |
Membro da Banca: | Carvalho, Iure da Silva |
Membro da Banca: | Pereira, Juliermes Carvalho |
Membro da Banca: | Barros, Pedro Henrique Macedo |
Data do documento: | 2024-08-28 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O avanço tecnológico é uma realidade presente na sociedade atual e tem se expandido consideravelmente. Essa realidade evidencia o surgimento de uma nova cultura digital, que influencia os modos de pensar, comportar-se, comunicar-se, trabalhar e adquirir conhecimento, impactando diversas áreas, desde a educação até a saúde. O objetivo geral deste estudo é investigar o uso das plataformas digitais no ensino de Física em escolas públicas de ensino médio de Caxias – MA. Para alcançar este objetivo, serão analisados o grau de conhecimento e utilização das plataformas digitais pelos professores de Física, a infraestrutura disponível nas escolas para a implementação dessas plataformas, bem como os principais desafios e benefícios percebidos pelos professores no uso dessas tecnologias. A fundamentação teórica explora a evolução das tecnologias educacionais, destacando plataformas como Phet Interactive Simulations, Kahoot, Symbolab e Geogebra, que oferecem metodologias inovadoras para o ensino de Física. A metodologia adotada é de natureza descritiva, com abordagem quantitativa, focada em escolas públicas de ensino médio de Caxias–MA. Os resultados indicam que, apesar das limitações na infraestrutura tecnológica, as plataformas digitais têm um impacto positivo no ensino de Física, aumentando a motivação e o engajamento dos alunos. No entanto, desafios significativos incluem a necessidade de formação contínua para os professores e a falta de recursos adequados em muitas escolas. Portanto a integração das tecnologias no ensino de Física é benéfica, mas requer investimentos em infraestrutura e em formação profissional contínua para os professores. As políticas educacionais devem focar na promoção do uso eficaz dessas tecnologias para melhorar a qualidade do ensino de Física |
Resumo: | Technological advancement is a reality present in today's society and has expanded considerably. This reality highlights the emergence of a new digital culture, which influences ways of thinking, behaving, communicating, working and acquiring knowledge, impacting several areas, from education to health. The general objective of this study is to investigate the use of digital platforms in teaching Physics in public high schools in Caxias - MA. To achieve this objective, the level of knowledge and use of digital platforms by Physics teachers, the infrastructure available in schools for the implementation of these platforms, as well as the main challenges and benefits perceived by teachers in the use of these technologies will be analyzed. The theoretical basis explores the evolution of educational technologies, highlighting platforms such as Phet Interactive Simulations, Kahoot, Symbolab and Geogebra, which offer innovative methodologies for teaching Physics. The methodology adopted is descriptive in nature, with a quantitative approach, focused on public high schools in Caxias-MA. The results indicate that, despite the limitations in technological infrastructure, digital platforms have a positive impact on the teaching of Physics, increasing student motivation and engagement. However, significant challenges include the need for ongoing training for teachers and the lack of adequate resources in many schools. Therefore, the integration of technologies in the teaching of Physics is beneficial, but requires investments in infrastructure and ongoing professional training for teachers. Educational policies should focus on promoting the effective use of these technologies to improve the quality of Physics teaching |
Palavras-chave: | Infraestrutura Formação Ferramentas Tecnologias Plataformas digitais no ensino de Física Papel do professor na utilização das tecnologias digitais Infrastructure Training Tools Technologies Digital platforms in Physics teaching The role of the teacher in the use of digital technologies |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Física - Caxias UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - LEONARDO COEHO DE ALMEIDA - CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA CAXIAS UEMA 2024.pdf | PDFA | 715.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.