Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4051
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rayssa Adriana Ribeiro Da-
dc.date.accessioned2025-01-08T20:27:56Z-
dc.date.available2025-01-08-
dc.date.available2025-01-08T20:27:56Z-
dc.date.issued2022-08-27-
dc.identifier.citationSILVA, Rayssa Adriana Ribeiro Da. A função do coordenador pedagógico: análise da formação e do desenvolvimento profissional nas escolas públicas. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Caxias, Universidade Estadual do Maranhão, Caxias - MA, 2022. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4051pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4051-
dc.description.abstractIn our current educational context, we know that educating is not an easy job and that it demands a lot for this human development to happen. With this, the importance of the pedagogical coordinator grows, as he is one of the figures who seeks to direct the pedagogical work in the school where he works. Recognizing his role and planning his time according to the activities that he is responsible for, he will be able to maintain the motivation of the teaching staff, define and make clear which paths to take, perform and constantly seek to be a transformer, articulator, guide, integrating all those involved in this process. The present work has as its general objective to understand the importance of training for the professional development of the Pedagogical Coordinator in public schools, and as specific objectives to analyze his professional development in view of a more significant teaching and learning process for the Elementary School student, identifying the challenges he faces in the development of his activitiespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCoordenador Pedagógicopt_BR
dc.subjectTrabalho pedagógicopt_BR
dc.subjectA importância do Coordenador Pedagógico na construção de uma educação de qualidadept_BR
dc.subjectAtuação do Coordenador Pedagógico no Brasilpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPedagogical Coordinatorpt_BR
dc.subjectPedagogical workpt_BR
dc.subjectThe importance of the Pedagogical Coordinator in building quality educationpt_BR
dc.subjectThe role of the Pedagogical Coordinator in Brazilpt_BR
dc.titleA função do coordenador pedagógico: análise da formação e do desenvolvimento profissional nas escolas públicaspt_BR
dc.title.alternativeThe role of the pedagogical coordinator: analysis of training and professional development in public schoolspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSILVA, R. A. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886794549845422pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Dulce Helena Teixeira dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8037-7232pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, D. H. T.;TEIXEIRA DOS SANTOS, DULCE HELENA;DOS SANTOS. DULCE HELENA TEIXEIRA;DOS SANTOS, DULCE HELENA TEIXEIRA;SANTOS, D. H. T. DOS;SANTOS, D. H. T. dos;SANTOS, DULCE HELENA TEIXEIRA DOSpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3075461166030136pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Dulce Helena Teixeira dos-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, D. H. T.;TEIXEIRA DOS SANTOS, DULCE HELENA;DOS SANTOS. DULCE HELENA TEIXEIRA;DOS SANTOS, DULCE HELENA TEIXEIRA;SANTOS, D. H. T. DOS;SANTOS, D. H. T. dos;SANTOS, DULCE HELENA TEIXEIRA DOSpt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8037-7232pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3075461166030136pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Domitilia Lopes de-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, D. L.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6407287065302473pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Wedson Jonas Barros-
dc.contributor.referee3IDSILVA, W. J. B.;JONAS BARROS SILVA, WEDSONpt_BR
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7941-3822pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2278991052810927pt_BR
dc.description.resumoEm nosso contexto atual da educação se sabe que educar não é um trabalho fácil e que exige muito para que essa formação humana aconteça. Com isso, cresce a importância do coordenador pedagógico que é uma das figuras que busca direcionar o trabalho pedagógico na escola em que atua. Reconhecendo seu papel e planejando seu tempo de acordo as atividades que lhe cabe conseguirá manter a motivação do corpo docente, definir e deixar claro que caminhos tomar, desempenhar e buscar constantemente ser um transformador, articulador, orientador, integrando todos os envolvidos nesse processo. O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a importância da formação para o desenvolvimento profissional do Coordenador Pedagógico nas escolas públicas, e como objetivos específicos analisar seu desenvolvimento profissional em vista de um processo de ensino e aprendizagem do aluno do Ensino Fundamental mais significativo, Identificando os desafios que enfrenta no desenvolvimento de suas atividadespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caxiaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - RAYSSA ADRIANA RIBEIRO DA SILVA - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2022.pdfPDFA273.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.