Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4051
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Rayssa Adriana Ribeiro Da | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-08T20:27:56Z | - |
dc.date.available | 2025-01-08 | - |
dc.date.available | 2025-01-08T20:27:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rayssa Adriana Ribeiro Da. A função do coordenador pedagógico: análise da formação e do desenvolvimento profissional nas escolas públicas. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Caxias, Universidade Estadual do Maranhão, Caxias - MA, 2022. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4051 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4051 | - |
dc.description.abstract | In our current educational context, we know that educating is not an easy job and that it demands a lot for this human development to happen. With this, the importance of the pedagogical coordinator grows, as he is one of the figures who seeks to direct the pedagogical work in the school where he works. Recognizing his role and planning his time according to the activities that he is responsible for, he will be able to maintain the motivation of the teaching staff, define and make clear which paths to take, perform and constantly seek to be a transformer, articulator, guide, integrating all those involved in this process. The present work has as its general objective to understand the importance of training for the professional development of the Pedagogical Coordinator in public schools, and as specific objectives to analyze his professional development in view of a more significant teaching and learning process for the Elementary School student, identifying the challenges he faces in the development of his activities | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Coordenador Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.subject | A importância do Coordenador Pedagógico na construção de uma educação de qualidade | pt_BR |
dc.subject | Atuação do Coordenador Pedagógico no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Coordinator | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical work | pt_BR |
dc.subject | The importance of the Pedagogical Coordinator in building quality education | pt_BR |
dc.subject | The role of the Pedagogical Coordinator in Brazil | pt_BR |
dc.title | A função do coordenador pedagógico: análise da formação e do desenvolvimento profissional nas escolas públicas | pt_BR |
dc.title.alternative | The role of the pedagogical coordinator: analysis of training and professional development in public schools | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | SILVA, R. A. R. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3886794549845422 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Dulce Helena Teixeira dos | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-8037-7232 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | SANTOS, D. H. T.;TEIXEIRA DOS SANTOS, DULCE HELENA;DOS SANTOS. DULCE HELENA TEIXEIRA;DOS SANTOS, DULCE HELENA TEIXEIRA;SANTOS, D. H. T. DOS;SANTOS, D. H. T. dos;SANTOS, DULCE HELENA TEIXEIRA DOS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3075461166030136 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Dulce Helena Teixeira dos | - |
dc.contributor.referee1ID | SANTOS, D. H. T.;TEIXEIRA DOS SANTOS, DULCE HELENA;DOS SANTOS. DULCE HELENA TEIXEIRA;DOS SANTOS, DULCE HELENA TEIXEIRA;SANTOS, D. H. T. DOS;SANTOS, D. H. T. dos;SANTOS, DULCE HELENA TEIXEIRA DOS | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-8037-7232 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3075461166030136 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Domitilia Lopes de | - |
dc.contributor.referee2ID | SOUSA, D. L. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6407287065302473 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Wedson Jonas Barros | - |
dc.contributor.referee3ID | SILVA, W. J. B.;JONAS BARROS SILVA, WEDSON | pt_BR |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-7941-3822 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2278991052810927 | pt_BR |
dc.description.resumo | Em nosso contexto atual da educação se sabe que educar não é um trabalho fácil e que exige muito para que essa formação humana aconteça. Com isso, cresce a importância do coordenador pedagógico que é uma das figuras que busca direcionar o trabalho pedagógico na escola em que atua. Reconhecendo seu papel e planejando seu tempo de acordo as atividades que lhe cabe conseguirá manter a motivação do corpo docente, definir e deixar claro que caminhos tomar, desempenhar e buscar constantemente ser um transformador, articulador, orientador, integrando todos os envolvidos nesse processo. O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a importância da formação para o desenvolvimento profissional do Coordenador Pedagógico nas escolas públicas, e como objetivos específicos analisar seu desenvolvimento profissional em vista de um processo de ensino e aprendizagem do aluno do Ensino Fundamental mais significativo, Identificando os desafios que enfrenta no desenvolvimento de suas atividades | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Caxias | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - RAYSSA ADRIANA RIBEIRO DA SILVA - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2022.pdf | PDFA | 273.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.