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Título: A experiência no residência pedagógica: constituindo a identidade docente entre a formação e uso dos jogos como prática metodológica
Título(s) alternativo(s): The experience in the pedagogical residency: constituting the teacher identity between training and the use of games as a methodological practice
Autor(es): Silva, Marcia Dutra da
Orientador: Martins, Elizangela Fernandes
Membro da Banca: Martins, Elizangela Fernandes
Membro da Banca: Miranda, Shirlane Maria Batista da Silva
Membro da Banca: Costa, Maria Lourdene Paula
Data do documento: 2022-07-27
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar as contribuições do Residência Pedagógica, formação e constituição da identidade docente no tocante ao uso de jogos como mediadores de prática pedagógica de residentes e preceptoras participantes no projeto concretizado no curso de pedagogia no ano de 2020/2021. Por sua vez, teve como objetivos específicos: identificar como o Programa Residência Pedagógica contribuiu para o aperfeiçoamento da docência e para identidade docente do graduando de pedagogia; discutir o papel do professor e residente no processo de mediação com os jogos em sala de aula, e descrever quais contribuições do Residência Pedagógica para a prática pedagógica dos residentes e preceptoras. A realização desta pesquisa tem abordagem qualitativa, de cunho descritivo e método dialético, com embasamento teórico em Lakatos e Marconi (2003) e Lüdke e André (1986), sendo realizada pesquisa documental e bibliográfica para aprofundamento do estudo. Essa pesquisa afirmou-se sobre os pressupostos da Pedagogia Histórico crítica, defendida por Saviani (2015). Fundamentou-se ainda em na concepção de jogo de Huizinga (2007), que defende o jogo como elemento cultural e complexo; em Dubar (2005), Guimarães (2005), Carvalho (2011) e Martins (2012), acerca das compreensões de identidade, identificação e identidade docente; e em Antunes (2003), e Magalhães (2016), que defendem o uso dos jogos atrelados a educação. Na realização da pesquisa, foi utilizado o questionário online direcionado aos residentes, e a entrevista semiestruturada com as preceptoras. A análise ocorreu em três eixos de sentidos: o primeiro com formação e docência; o segundo, que contempla a discussão sobre o ser professor e as contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a identidade docente dos residentes e preceptoras; e o terceiro, contendo a análise sobre as contribuições para a prática pedagógica. A análise e interpretação dos núcleos revelam que a experiência agregou na dimensão teórico, prático, técnico, e de modo significativo no processo de interação e socialização aos futuros professores e professores já atuantes, evidenciando como o processo de formação é permanente, e integrada ao dia a dia dos professores e das escolas. Ressalta também, como a experiência pode ser locus de produção de conhecimento a partir da reflexão e autonomia profissional docente
Resumo: This paper presents the results of a research whose objective was to analyze the contributions of the Pedagogical Residency, training and constitution of the teaching identity regarding the use of games as mediators of pedagogical practice of residents and preceptors participating in the project implemented in the pedagogy course in the year 2020/2021. In turn, it had as specific objectives: to identify how the Pedagogical Residency Program contributed to the improvement of teaching and to the teaching identity of the pedagogy undergraduate; to discuss the role of the teacher and resident in the process of mediation with games in the classroom, and to describe what contributions the Pedagogical Residency made to the pedagogical practice of residents and preceptors. This research has a qualitative approach, descriptive and dialectical method, with theoretical basis in Lakatos and Marconi (2003) and Lüdke and André (1986), with documentary and bibliographical research being carried out to deepen the study. This research was based on the assumptions of Critical Historical Pedagogy, defended by Saviani (2015). It was also based on the conception of game by Huizinga (2007), who defends the game as a cultural and complex element; on Dubar (2005), Guimarães (2005), Carvalho (2011) and Martins (2012), regarding the understanding of identity, identification and teaching identity; and on Antunes (2003), and Magalhães (2016), who defend the use of games linked to education. In carrying out the research, an online questionnaire addressed to residents and a semi-structured interview with preceptors were used. The analysis took place in three axes of meaning: the first with training and teaching; the second, which contemplates the discussion about being a teacher and the contributions of the Pedagogical Residency Program to the teaching identity of residents and preceptors; and the third, containing the analysis of the contributions to pedagogical practice. The analysis and interpretation of the nuclei reveal that the experience added to the theoretical, practical, and technical dimensions, and in a significant way to the process of interaction and socialization of future teachers and already active teachers, evidencing how the training process is ongoing and integrated into the daily lives of teachers and schools. It also highlights how experience can be a locus of knowledge production based on reflection and professional autonomy of teachers
Palavras-chave: Formação
Identidade
Prática docente
Jogos
Ensino e aprendizagem
Jogos como elemento cultural e seu papel no desenvolvimento cognitivo
Training
Identity
Teaching practice
Games
Teaching and learning
Games as a cultural element and their role in cognitive development
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias

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