Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3988
Título: | Evasão escolar: realidade social e educacional de alunos e professores da modalidade educação de jovens, adultos e idosos – EJAI na Escolinha Tia Joana de Caxias-MA |
Título(s) alternativo(s): | School dropout: social and educational reality of students and teachers in the youth, adult and elderly education modality – EJAI at Escolinha Tia Joana in Caxias-MA |
Autor(es): | Santos, Lidiane Assunção |
Orientador: | Santos, Dulce Helena Teixeira dos |
Membro da Banca: | Santos, Dulce Helena Teixeira dos |
Membro da Banca: | Sousa, Domitilia Lopes de |
Membro da Banca: | Silva, Wedson Jonas Barros Silva |
Data do documento: | 2022-07-28 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A presente pesquisa visa discutir a realidade social e educacional de alunos e de professores da modalidade educação de jovens, adultos e idosos - EJAI na Escola “Tia Joana” de Caxias – MA. Busca-se analisar os fatos que causam o abandono escolar na modalidade da (EJAI) da Escola Tia Joana, observando até que ponto a prática pedagógica dos professores entrevistados interfere com a retirada deste público estudantil das salas de aulas. O estudo tem por objetivo diagnosticar, entender e buscar soluções para diminuir os índices de evasão escolar; analisar a baixa aprendizagem e o campo de trabalho; verificar as possíveis políticas públicas que poderiam ser inseridas para beneficiar os estudantes. Este estudo se justifica pela necessidade de compreender como a gestão da escola Tia Joana pode atuar na prática de políticas públicas que favoreçam esse público, diminuindo ou até mesmo zerando o índice de evasão escolar. Nesse contexto, buscando influenciar toda a equipe para aumento e permanência de seus alunos na instituição e avaliar quais ações poderiam ser implementadas nesse sentido. Iremos compreender a dinâmica em que ocorre a problemática envolvida para contribuir para a proposição de ações e de definição da responsabilidade da gestão escolar na redução da evasão. A base teórica a ser desenvolvida é apoiada pela constituição da EJAI como política pública e pela necessidade de definir em que consiste a qualidade da assistência nessa modalidade docente. A metodologia utilizada baseou-se em estudo exploratório, utilizando os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada, análise documental, pesquisa bibliográfica e observação não participante |
Resumo: | This research aims to discuss the social and educational reality of students and teachers of the youth, adult and elderly education program (EJAI) at the “Tia Joana” School in Caxias, Maranhão. The aim is to analyze the facts that cause school dropout in the EJAI program at the Tia Joana School, observing to what extent the pedagogical practices of the teachers interviewed interfere with the withdrawal of this group of students from the classroom. The study aims to diagnose, understand and seek solutions to reduce school dropout rates; analyze low learning and the field of work; and verify possible public policies that could be implemented to benefit students. This study is justified by the need to understand how the management of the Tia Joana School can act in the practice of public policies that favor this group, reducing or even eliminating the school dropout rate. In this context, we seek to influence the entire team to increase the number of students and ensure their retention in the institution and assess which actions could be implemented in this regard. We will understand the dynamics in which the problem involved occurs in order to contribute to proposing actions and defining the responsibility of school management in reducing dropout rates. The theoretical basis to be developed is supported by the establishment of EJAI as a public policy and by the need to define what constitutes quality of care in this type of teaching. The methodology used was based on an exploratory study, using the following instruments: semi-structured interview, document analysis, bibliographic research and non-participant observation |
Palavras-chave: | Educação de Jovens Adultos e Idosos - EJAI Evasão escolar Escola Tia Joana em Caxias – MA Professor Estudo exploratório Caminhos que levam a evasão escolar Young Adult and Elderly Education - EJAI Caminhos para combater a evasão escolar School dropout Teacher Tia Joana School in Caxias – MA Exploratory study Paths that lead to school dropout Ways to combat school dropout |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - LIDIANE ASSUNÇÃO SANTOS - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2022.pdf | PDFA | 411.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.