Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3986
Título: Letramento: práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamenta
Título(s) alternativo(s): Literacy: pedagogical practices of teachers in the initial years of elementary education
Autor(es): Cardoso, João Batista Viveiros
Orientador: Morais, Georgyanna Andréa Silva
Membro da Banca: Morais, Georgyanna Andréa Silva
Membro da Banca: Oliveira, Raimundo Nonato Moura
Membro da Banca: Santos, Mariangela Santana Guimarães
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho científico propõe várias reflexões sobre práticas pedagógicas e o letramento escolar aplicada por professoras, com crianças do 4º e 5º ano do ensino fundamental em uma escola do Município de Caxias-MA, se apresentando como uma ferramenta necessária para que a criança aprenda a ler e escrever de forma eficaz, interpretando oque lê e o que escreve com o intuito de se inserir na sociedade como um cidadão letrado. O principal objetivo deste trabalho é investigar como as práticas pedagógicas dos professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental contribuem para o processo de letramento dos alunos. A pesquisa foi executada através de forma bibliográfica, através de livros, monografias, artigos e dissertações e outros, utilizando-se sempre de uma abordagem qualitativa, documental, descritiva, exploratória e de campo. Conhecimentos que abrangem desde o surgimento e conceito do letramento, letramento escolar e práticas pedagógicas que possam auxiliam no entendimento do aluno na questão do letramento escolar Este estudo está direcionado para obtenção de informações com a finalidade de serem usados em debates, induzindo para alternativas de diversas formas para que a problemática proposta de que modo às práticas pedagógicas dos professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental contribuem para o processo de letramento dos alunos, seja analisada e estudada para se chegar a alternativas para que este problema seja amenizado e até mesmo exterminado, através de práticas pedagógicas que alcancem o letramento do aluno, fazendo com que o processo de ensino aprendizagem de leitura e escrita eficaz venha cumprir seu objetivo que está relacionado a seu uso tanto na sala de aula como fora dela contribuído para a sociedade
Resumo: This scientific work proposes several reflections on pedagogical practices and school literacy applied by teachers to children in the 4th and 5th grades of elementary school in a school in the city of Caxias-MA, presenting itself as a necessary tool for children to learn to read and write effectively, interpreting what they read and write with the aim of becoming a literate citizen in society. The main objective of this work is to investigate how the pedagogical practices of 4th and 5th grade elementary school teachers contribute to the literacy process of students. The research was carried out through bibliographical means, through books, monographs, articles and dissertations, among others, always using a qualitative, documentary, descriptive, exploratory and field approach. Knowledge that covers everything from the emergence and concept of literacy, school literacy and pedagogical practices that can help students understand the issue of school literacy. This study is aimed at obtaining information for use in debates, leading to alternatives in various ways so that the problematic proposal of how the pedagogical practices of 4th and 5th grade elementary school teachers contribute to the literacy process of students can be analyzed and studied to find alternatives so that this problem can be alleviated and even eliminated, through pedagogical practices that achieve student literacy, making the effective teaching and learning process of reading and writing fulfill its objective, which is related to its use both in the classroom and outside it, contributing to society
Palavras-chave: Letramento
Prática Pedagógica
Ensino Fundamental
Escola do Município de Caxias-MA
Origem do Letramento no Brasil
Práticas Pedagógicas e Letramento Escolar
Abordagem Qualitativa da Pesquisa em Educação
Contribuição do Docente e das Práticas Pedagógicas para o Letramento Escolar
Literacy
Pedagogical Practice
Elementary Education
School in the Municipality of Caxias-MA
Origin of Literacy in Brazil
Pedagogical Practices and School Literacy
Qualitative Approach to Research in Education
Contribution of Teachers and Pedagogical Practices to School Literacy
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - JOÃO BATISTA VIVEIROS CARDOSO - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2022.pdfPDFA495.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.