Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Antonio Costa de-
dc.creatorFerreira, Carlos Antonio Ramalho-
dc.creatorSilva, José Raimundo Melo-
dc.date.accessioned2024-12-20T17:23:27Z-
dc.date.available2024-12-20-
dc.date.available2024-12-20T17:23:27Z-
dc.date.issued2004-09-22-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Antonio Costa de. As relações humanas no trabalho, nas empresas de médio porte de Pinheiro. 2004. 145 f. Monografia (Curso Sequencial de Administração de Negócios) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2004. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3984pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3984-
dc.description.abstractThe interpersonal relationship inside the organizations has been the topic for studies for many years now, form then on our initiative in improving the homan relations, in médium size companies in Pinheiro. Many inquiries were done and put into practice in different groups, which brought to life many answers to several questions that have intrigued some administrators. Some points in common have been detected and related to attitudes and behavior ffom the people in relation to the working field and even to the members o f the informal groups momentaneously formed. The most evident discoveries related to the behavior and then the interpersonal relationship inside the organizations have been the question about satisfaction o f the collaborators’ individual needs, attempting to rise up and understrand the working field, in some ways more localized, these aspects have been investigated in the commercial enterprises o f Pinheiro, aiming to overcome the dificulties coused by the lack o f co-working relationship in the organizations. We aim principally to check the importance o f the interpersonal .relation in the internai communication process in the working field and the reflexes in changing behavior. All this worry is due to the means o f finding ourselves in a globalized economy which has been changing the consumer’s point o f view considerably, bringing altogether new tendencies dictated by the world market and immediately adopted. The benefits that might be reached are countless, being able to the entrepeneurs in the retail market, and using the results o f this study to correct failures, starting to compete in a situation o f equalitypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelacionamento humanopt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleAs relações humanas no trabalho, nas empresas de médio porte de Pinheiropt_BR
dc.title.alternativeHuman relations at work in medium-sized companies in Pinheiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Velásquez, Samuel-
dc.description.resumoO relacionamento interpessoal dentro das organizações tem sido objeto de estudo nos últimos tempos, daí nossa iniciativa em levantarmos as relações humanas, nas empresas de médio porte da cidade de Pinheiro. Variais investigações foram levantadas e aplicadas nos mais diferentes grupos, as quais trouxeram a tona enumeras respostas para diversos questionamentos que por muito tempo intricaram a alguns administradores.Pontos em comuns foram detectados e relacionados com atitudes e comportamentos dos indivíduos em relação ao ambiente de trabalho e até mesmo aos membros dos grupos informais momentaneamente formados. A mais clara das descobertas relacionadas ao comportamento e conseqüentemente o relacionamento interpessoal dentro das organizações tem sido a questão da satisfação das necessidades individuais dos colaboradores. Na tentativa de levantar e entender as questões impostas pelo relacionamento dentro do ambiente de trabalho, de uma forma mais regionalizada é que investigamos esses aspectos nas empresas no comercio da cidade de Pinheiro, com o intuito de superar as dificuldades ocasionadas pelas faltas de sintonia nos relacionamentos nas organizações. Temos como objetivo, restringe-se em constatar a importância da relação interpessoal no processo de comunicação interna no ambiente de trabalho e seus reflexos na mudança comportamental. Toda essa preocupação dar-se em virtude de nos encontrarmos em uma economia globalizada a qual tem mudado consideravelmente o ponto de vista dos consumidores, trazendo consigo novas tendências ditadas pelo mercado mundial, que rapidamente são adotadas. Os benefícios que poderão ser alcançados são inúmeros, podendo a classe de empreendedores da área de varejo, estarem utilizando os resultados deste estudo para corrigirem suas falhas, passando a competir em situação de igualdadept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqAdministração de Empresaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso Sequencial de Administração de Negócios - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - AS RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO - SEQUENCIAL ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS PINHEIRO UEMA 2004.pdfPDF A18.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.