Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3977
Título: A concorrência empresarial nas pequenas e médias empresas na cidade de São João dos Patos no interior do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Business competition in small and medium-sized companies in the city of São João dos Patos in the interior of Maranhão
Autor(es): Coelho; Costa; Mendes , Adriana Madeira; Marcus Aurélio Macedo; Maria dos Santos
Orientador: Velásquez, Samuel
Data do documento: 2005-01-21
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este estudo fornece com precisão dados que medem as oreferências e tendén«a dos consumidores de produtos / serviços oferecidos pelos pequenos e médias empresas da cidade de São João dos Patos. Verificou-se todos os níveis hierárquicos existentes, desde o topo até a base. Foram esclarecidas as preferências e opiniões dos clientes internos e externos para analisar as condições oferecidas pelas organizações através de técnicas aplicadas e de um rigoroso acompanhamento, medindo o compromisso dos profissionais envolvidos e o grau de motivação no cumprimento dos objetivos propostos. Constatou-se que as organizações têm priorizado satisfazer os clientes, realizando treinamentos para a qualificação dos seus funcionários, visando a competitividade do mercado. As organizações competiram usando seu material humano da melhor forma possível, mantendo um alto grau de motivação entre os funcionários, através de salários compatíveis com a realidade existente, guiados e dirigidos através de uma planificação estratégicas que garanta o êxito da organização.
Resumo: Este estudo fornece com presición datos que miden las preferências y tendências de los consumidores de productos/servicios oferecidos por las pequefias y medianas empresas de la ciudad de São João dos Patos. Se verificó todos los niveles jerárquicos existentes, desde el topo hasta la base. Fueron esclarecidos las preferencias y opiniones de los clientes internos y externos para analisar las condiciones de trabajo ofrecidas por las organizaciones através de técnicas aplicadas y de un rigoroso acompafiamento, modiendo el compromisso de los profisionales envueltos y el gusto de motivación en el cumplimiento de los objetivos propuestos.Se constató que las organizaciones han priorizado satisfacer sus clientes, realizando entrenamientos para la cualifición de sus funcionários visando la competitividad dei mercado. Los organizaciones competirán usando su material humano de la mejor forma posible, manteniendo un alto gusto de motivación entre los funcionários, através de salários compatibles con la realidad existente, guiados y dirigidos através de una planificación estratégica que garantice el efecto de la organización.
Palavras-chave: Concorrência
Liderança
Motivação
Planejamento
Serviços oferecidos pelos pequenas e médias empresas da cidade de São João dos Patos - estudo de caso
Competition
Leadership
Motivation
Planning
Services offered by small and medium-sized companies in the city of São João dos Patos - case study
Aparece nas coleções:Curso Sequencial de Administração de Negócios - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - A CONCORRÊNCIA EMPRESARIAL - SEQUENCIAL ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS SÃO JOÃO DOS PATOS UEMA 2004.pdfPDF A37.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.