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dc.creatorAnjos, Jacilene Cardoso dos-
dc.creatorNeiva, Silvana Rocha Santos-
dc.date.accessioned2024-12-19T20:30:55Z-
dc.date.available2024-12-19-
dc.date.available2024-12-19T20:30:55Z-
dc.date.issued2005-01-21-
dc.identifier.citationANJOS, Jacilene Cardoso dos; NEIVA, Silvana Rocha Santos. O Agronegócio nas Pequenas e Médias Empresas na cidade de João dos Patos. 2004. 149 f. Monografia (Curso Sequencial de Administração de Negócios) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual do Maranhão, São João dos Patos - MA, 2004. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3974pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3974-
dc.description.abstractBased on information from the study of agribusiness in small and medium-sized companies, this sector is mainly responsible for the economic sustainability of this country, as well as for minimizing the effects of constant fluctuations and changes in the exchange rate, not forgetting that it employs more than 30% of the national workforce and that 1/3 of the GDP (Gross Domestic Product) comes from the agricultural sector. The importance of marketing agribusiness products has a typically export market to which the economic development of small and medium-sized companies dependent on this sector is linked, which is the driving force for the growth of this sector as well as for other businesses that have a direct link to their development in this sector and are indirectly part of it. The technological resources present in rural production mean that the producer uses these resources with enviable productivity, but this same producer encounters difficulties such as the lack of adequate infrastructure, in addition to climate change, among others, which affect the entire production chain, directly reflecting on the price. The foreign market is its main buyer, leaving the products at the mercy of high tax burdens. The level of quality of the products being produced in the entities under study was identified, as well as the type of technology used to reduce costs and lower prices, thus increasing their consumer market and becoming more competitive. The influence that Brazilian agribusiness has on other sectors that are related to it is clearly noted, since it interferes with raw materials, inputs, transportation, marketing and advertising. The constant search for information, technology, marketing, price and quality makes companies seek different and innovative resources within their field of work, constantly consulting their employees, customers and the market, asking questions about the subject in question in order to obtain answers, outline their methods within their objectives, so that they can achieve the desired results. Small and medium-sized companies linked to agribusiness have their maintenance and development tied to this field-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.subjectProdutopt_BR
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectAgronegociopt_BR
dc.subjectProductopt_BR
dc.subjectComercializaciónpt_BR
dc.subjectAgribusinesspt_BR
dc.subjectProductpt_BR
dc.subjectCommercializationpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectMarketpt_BR
dc.titleO Agronegócio nas Pequenas e Médias Empresas n João dos Patos/MApt_BR
dc.title.alternativeAgribusiness in Small and Medium-sized Companies n João dos Patos/MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Velásquez, Samuel-
dc.description.resumoPartindo das informações do estudo do agronegócio nas pequenas e médias empresas sendo este setor o principal responsável pela sustentação econômica deste pais como também pela minimização dos reflexos nas constantes oscilações as alterações da taxa cambial, não esquecendo que emprega mais de 30% da mão-de-obra nacional e que com 1/3 do PIB (Produto Interno Bruto) vem do setor agropecuário. A importância da comercialização dos produtos do agronegócio dispõe de um mercado tipicamente exportador do qual está ligado o desenvolvimento econômico das pequenas e médias empresas dependente deste setor, que é a mola propulsora para o crescimento deste ramo como aos outros negócios que tem um elo direto para o seu desenvolvimento neste ramo fazendo parte indiretamente. Os recursos tecnológicos presentes na produção rural faz que o produtor use destes recursos tendo uma produtividade invejável, mas este mesmo produtor encontra dificuldades como a ausência de infra-estrutura adequada, além das mudanças climáticas entre outras onde afetam toda a cadeia produtiva, refletindo diretamente no preço. O mercado externo é seu principal comprador, ficando os produtos a mercê das altas cargas tributárias. Ficou identificado o nível de qualidade dos produtos que estão sendo produzidos nas entidades em estudos o tipo de tecnologia utilizada para redução de custo e diminuição nos preços, aumentando assim seu mercado consumidor, tomado-se mais competitivos. E notado claramente a influencia que possui o agronegócio brasileiro com os demais setores que se relacionam uma vez que interfere desde da matéria-prima, insumos, transporte, comercialização e divulgação. A busca constante por informação, tecnologia, comercialização, preço, qualidade, faz com que as empresas procurem recursos diferentes e inovadores dentro do seu campo de trabalho em constante consulta ao seu funcionário, cliente e mercado, fazendo questionamentos sobre o assunto abordado para com obtenção das respostas, trace seus métodos dentro dos seus objetivos, para que com isso atinge os resultados almejado. As pequenas e médias empresas ligadas ao agronegócio tem a sua manutenção e desenvolvimento atrelado a este campopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.description.resumenPartindo de la información dei estúdio dei agronegócio en el pequefio y promedia compafiías que son esta sección el principal responsable para el sustentación barato de este país así como para el minimização de los reflejos en las oscilaciones de las constantes las alteraciones dei impuesto dei intercâmbio, no olvidándose que usa más de 30% de la labor nacional y que con 1/3 de PIB (la totalidad el producto doméstico) viene de la sección agrícola. La importância de la comercialización de los productos dei agronegócio tiene un mercado tipicamente el exportador de que se une el desarrollo barato dei pequefio y promedia las compafiías dependiente de esta sección, que es el propulsor de la primavera para el crecimiento de esta rama acerca de los otros negocios que el he/she tiene un eslabón directo para el desarrollo dei his/her en esta rama que lo hace sale indirectamente. Los recursos tecnológicos presentes en la producción rural hacen que los usos dei productor de estos recursos cuidan una productividad envidiable, peto este mismo un he/she productor tiene las dificultades como la ausência de infraestructura apropiada, además de los câmbios climáticos entre otro donde ellos afectan la cadena productiva entera, mientras contemplando directamente en el precio. El mercado externo es el his/her el comprador principal, mientras siendo los productos el gradas a las cargas dei impuesto altas. Se identificó el nivel de calidad de los productos que están produciéndose los you/they en las entidades en los estúdios el tipo de tecnologia usado para la reducción dei costo y disminuye en los precios, mientras aumentando como este his/her que consume el mercado, se la volvió más competitivo. Se nota claramente la influye en que posee el agronegócio brasilefio con las otras secciones que se lo unen una vez interfíere de dei material crudo, entradas, transporte, comercialización y divulgación. La búsqueda constante para la información, tecnologia, la comercialización, con que el precio, la calidad, hace que las compafiías buscan los recursos diferentes e innovadores dentro dei his/her trabaje el campo en la constante consulta al empleado dei his/her, cliente y mercado, mientras haciendo el questionamentos en el asunto se acercaron a obtener de Ias respuestas, dibuja sus métodos dentro de sus objetivos, para que con eso alcance los resultados anhelados. El pequefio y promedia compafiías se unidas al agronegócio tiene mantenimiento dei his/her y desarrollo enjaezados a este campo. A mercerl de lãs altas cargas tributárias. Identificamos el nível decaliclsl de los entidasles em estúdio, el tipo de tecnològia utilizada para la reducción de custo e disminución em los precios, aumentansla asi, su mercado consumidor, tomándose más competitivos. Se nota claramente la influencia que posee el agmegócio brasileiro con los demás sectores que se relaciona, una vez que interfíere desde la matéria prima, insumos, transporte, comercialización y divulgación. La busca constante por información tecnologia, comercielización, preciocualidal, motiva-
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