Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3973
Título: | Metodologias ativas como práticas do coordenador pedagógico frente aos desafios da COVID-19 |
Título(s) alternativo(s): | Active methodologies as practices of the pedagogical coordinator facing the challenges of COVID-19 |
Autor(es): | Santos, Joselma De Sousa |
Orientador: | Santos, Dulce Helena Teixeira dos |
Membro da Banca: | Santos, Dulce Helena Teixeira dos |
Membro da Banca: | Sousa, Domitilia Lopes de |
Membro da Banca: | Santos, Cinthia Andrea Teixeira dos |
Data do documento: | 2021-12-15 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente estudo aborda sobre as práticas dos Coordenadores Pedagógicos das escolas, o estudo desenvolveu-se sobre o problema de pesquisa: de que forma o Coordenador Pedagógico acompanha o ensino aprendizagem dos alunos em tempos de COVID-19? A metodologia utilizada tem trazido bons resultados? e quais os impactos psicológicos o Coordenador Pedagógico tem sofrido? Os objetivos da pesquisa foram analisar a prática pedagógica e a metodologia utilizada pelos coordenadores pedagógicos em meio às perspectivas e impactos causados pela pandemia da COVID-19. Para uma melhor compreensão idealizou-se os seguintes objetivos específicos: analisar os desafios encontrados pelo Coordenador Pedagógico no processo de ensino durante a pandemia, verificar se as metodologias ativas trouxeram efeitos positivos e analisar os impactos psicológicos sofridos pelo coordenador pedagógico em virtude das novas medidas de ensino devido ao vírus da COVID-19. O estudo partiu de minha rotina diária de estágio não obrigatório, em meio às diferentes ações realizadas na gestão escolar durante pandemia no âmbito educacional em que me encontrava tive a necessidade de pesquisar e dá respostas às minhas inquietações de como era feito em outras instituições as mesmas funções e o acompanhamento dos coordenadores quando se tratava da aprendizagem dos educandos durante a situação pandêmica que o mundo se encontra. Surgindo então, a reflexão de como de fato estão sendo o desenvolvimento das ações do coordenador pedagógico- CP, e quais estão sendo seus desafios, visto que boa parte da escola depende da gestão |
Resumo: | This study addresses the practices of the Pedagogical Coordinators of schools. The study was developed based on the following research problem: how does the Pedagogical Coordinator monitor the teaching and learning of students in times of COVID-19? Has the methodology used brought good results? And what psychological impacts has the Pedagogical Coordinator suffered? The objectives of the research were to analyze the pedagogical practice and the methodology used by the pedagogical coordinators amid the perspectives and impacts caused by the COVID-19 pandemic. For a better understanding, the following specific objectives were devised: to analyze the challenges encountered by the Pedagogical Coordinator in the teaching process during the pandemic, to verify whether the active methodologies brought positive effects and to analyze the psychological impacts suffered by the pedagogical coordinator due to the new teaching measures due to the COVID-19 virus. The study was based on my daily routine as a non-mandatory internship, amidst the different actions carried out in school management during the pandemic in the educational context in which I found myself, I felt the need to research and provide answers to my concerns about how the same functions were performed in other institutions and the monitoring of coordinators when it came to student learning during the pandemic situation that the world finds itself in. This led me to reflect on how the actions of the pedagogical coordinator - CP are actually being developed, and what their challenges are, given that a large part of the school depends on management |
Palavras-chave: | Coordenador Pedagógico COVID-19 Metodologias ativas Ensino aprendizagem Impactos na saúde socioemocional do coordenador pedagógico Metodologias ativas Tecnologia digital no ensino remoto Pedagogical Coordinator COVID-19 Active methodologies Teaching and learning Impacts on the socio-emotional health of the pedagogical coordinator Active methodologies Digital technology in remote teaching |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - JOSELMA DE SOUSA SANTOS - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2021.pdf | PDFA | 273.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.