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dc.creatorSilva, Isabel Cristina da-
dc.date.accessioned2024-12-19T19:42:15Z-
dc.date.available2024-12-19-
dc.date.available2024-12-19T19:42:15Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA, Isabel Cristina da. Os jogos nos anos iniciais como possibilidade para uma aprendizagem significativa: o que dizem os professores. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Caxias, Universidade Estadual do Maranhão, Caxias - MA, 2022. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3972pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3972-
dc.description.abstractThe general objective of this study is to analyze how teachers in the early years of elementary school understand the use of games in the teaching and learning process. In order to achieve this objective, the following specific objectives were defined: to identify the contributions of games to meaningful learning; and to investigate the teachers’ conceptions about the relationship between games and education. In producing this qualitative, descriptive and dialectical research, we traced the methodological path, carrying out bibliographical, documentary and field research, with theoretical support from Lakatos and Marconi (2002), Fachin (2006), Gil (2008) and Triviños (1987). In addition, interviews were conducted with teachers from the municipal school system in the city of Caxias (MA) who worked in the literacy cycle, which corresponds to the 1st, 2nd and 3rd years of elementary school. The discussions produced are based on the authors Huizinga (2000), Moreira and Masini (1982), Kishimoto (1995), Nascimento, Araujo and Migués (2009), among others. The research results show that teachers understand the potential of games and even in the face of adversity, they use them to mediate the construction of systematized knowledge. It is possible to verify that the mediation of learning based on the use of games provides the cognitive, emotional, social and cultural development of the subject. However, through the research and analyses carried out, gaps in the training of educators were also identified, which result in the difficulty in seeking new teaching methodologies and improving educational practices, causing difficulty in using games in the classroom effectivelypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectJogos como mediadores de aprendizagempt_BR
dc.subjectMediação dos jogospt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectGames as learning mediatorspt_BR
dc.subjectGame mediationpt_BR
dc.titleOs jogos nos anos iniciais como possibilidade para uma aprendizagem significativa: o que dizem os professorespt_BR
dc.title.alternativeGames in the early years as a possibility for meaningful learning: what teachers saypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Elizangela Fernandes-
dc.contributor.advisor1IDMARTINS, E. F.;MARTINS, ELIZANGELA FERNANDESpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0888691138460356pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Elizangela Fernandes-
dc.contributor.referee1IDMARTINS, E. F.;MARTINS, ELIZANGELA FERNANDESpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0888691138460356pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo geral analisar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem a utilização dos jogos no processo de ensino e aprendizagem. Para o alcance de tal objetivo delimitou-se os específicos: identificar as contribuições dos jogos para a aprendizagem significativa; investigar quais as concepções dos professores acerca da relação jogo e educação. Na produção dessa pesquisa de abordagem qualitativa, cunho descritivo e método dialético, traçamos o caminho metodológico, sendo realizadas as pesquisas bibliográfica, documental e a pesquisa de campo, com aporte teórico em Lakatos e Marconi (2002), Fachin (2006), Gil (2008) e Triviños (1987). Além disso, foram realizadas entrevistas com professoras da rede municipal da cidade de Caxias (MA) que atuassem no ciclo de alfabetização, que corresponde ao 1°, 2° e 3° ano do Ensino Fundamental. As discussões produzidas tem por base os autores Huizinga (2000), Moreira e Masini (1982), Kishimoto (1995), Nascimento, Araujo e Migués (2009), entre outros. A pesquisa em seus resultados evidencia que as professoras compreendem as potencialidades dos jogos e mesmo diante das adversidades os utilizam para mediar a construção do conhecimento sistematizado. Sendo possível averiguar que a mediação da aprendizagem partindo da utilização dos jogos proporciona o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e cultural do sujeito. Contudo, mediante a pesquisa e análises feitas verificou-se também as lacunas presentes nas formações das educadoras, que resultam na dificuldade em buscar novas metodologias de ensino e aperfeiçoamento das práticas educativas, ocasionado a dificuldade em utilizar os jogos na sala de aula de forma efetivapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caxiaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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