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Título: A interculturalidade do festejo junino caxiense: desenvolvimento social, cultural e educacional dos alunos de ensino médio
Título(s) alternativo(s): The interculturality of the June festivities in Caxias: social, cultural and educational development of high school students
Autor(es): Neves, Erika Viana
Orientador: Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho do
Membro da Banca: Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho do
Membro da Banca: Lopes, Laurilene Cardoso da Silva
Membro da Banca: Paula, Aurelice Maria de Oliveira
Data do documento: 2022-07-27
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso trata-se de um recorte de uma pesquisa de campo, realizada no período de 2018 a 2020 cujo título é: “Cultura e Cultura popular: ressignificação da identidade, tradição e o comprometimento social e educacional do estudante com o festejo junino caxiense”. O qual foi aprovado por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica da UEMA/PIBIC – CNPq/UEMA/FAPEMA edital N° 11/2019 – PPG/UEMA, da Pró-Reitoria de Pesquisa e PósGraduação da Universidade Estadual do Maranhão – PPG/UEMA, em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão-FAPEMA e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, de acordo com a Resolução n° 1295/2017-CEPE/UEMA. E por isso, escolheu-se dar continuidade nessa investigação voltada para a interculturalidade das festas juninas, no Ensino Médio, visando descrever os resultados obtidos, correspondendo ao seguinte problema de pesquisa: “Quais contributos a interculturalidade do festejo junino caxiense proporciona para o desenvolvimento social, cultural e educacional dos alunos do Ensino Médio?”Tendo como objetivo geral: Analisar a percepção dos estudantes de ensino médio sobre cultura, cultura popular e a ressignificação da identidade, tradição e a valorização social e educacional do festejo junino caxiense em vista da interculturalidade. Possuindo seu referencial teórico embasado nos artigos e textos para aprofundamento do conhecimento do tema pesquisado os seguintes autores: Bertagnolli, (2015); Castro, (2010); Barreto, (2010); Campos, (2007); Santos (2011); Ribeiro, (1999); dentre outros. Conseguiu-se obter os dados necessários para a realização deste trabalho por meio de questionários aplicados para os estudantes de Ensino Médio de 1° ao 3° ano, da escola Centro de Ensino Eugênio Barros, totalizando 199 estudantes participantes, onde os dados coletados foram analisados e estão presentes neste trabalho. Pois, tratou-se de uma pesquisa descritiva e analítica com abordagem qualitativa, dividida em quatro etapas, na primeira delas utilizou-se dos textos dos autores mencionados acima para aquisição de conhecimentos pertinentes ao tema pesquisado. No segundo momento, direcionou-se ao colégio Eugênio Barros, para ser feita a aplicação do questionário com os estudantes e após, dedicou-se um período para análise dos dados coletados. E por fim, a redação do presente trabalho de conclusão de curso, o qual disponibilizou-se ao departamento de Educação da Universidade Estadual do Maranhão, para o grau de licenciatura em Pedagogia. Sendo possível verificar ao final deste trabalho, que os estudantes da escola pesquisada, não estão tendo comprometimento com a cultura popular caxiense, e perdendo vínculos com a tradição de seus antepassados, caindo no esquecimento e se tornando parte apenas das suas memórias. É então necessário um trabalho de resgate cultural com estes estudantes, através da vivência da interculturalidade em seus cotidianos escolares, proporcionando a estes, reavivar as tradições e a identidade cultural de cada um, para que assim, ganhe uma nova ressignificação
Resumo: This final course work is an excerpt from a field research, carried out from 2018 to 2020, entitled: “Culture and popular culture: redefinition of identity, tradition and the social and educational commitment of the student with the June festival in Caxias”. It was approved through the Institutional Scientific Initiation Program of UEMA/PIBIC – CNPq/UEMA/FAPEMA, notice No. 11/2019 – PPG/UEMA, of the Pro-Rectory of Research and Graduate Studies of the State University of Maranhão – PPG/UEMA, together with the Foundation for Research Support and Scientific and Technological Development of Maranhão-FAPEMA and the National Council for Scientific and Technological Development – ​​CNPq, in accordance with Resolution No. 1295/2017-CEPE/UEMA. Therefore, we chose to continue this research focused on the interculturality of June festivals in high school, aiming to describe the results obtained, corresponding to the following research problem: “What contributions does the interculturality of the June festival in Caxias provide for the social, cultural and educational development of high school students?” With the general objective: To analyze the perception of high school students about culture, popular culture and the resignification of identity, tradition and the social and educational appreciation of the June festival in Caxias in view of interculturality. Having its theoretical framework based on articles and texts to deepen the knowledge of the researched theme by the following authors: Bertagnolli, (2015); Castro, (2010); Barreto, (2010); Campos, (2007); Santos (2011); Ribeiro, (1999); among others. The data needed to carry out this work were obtained through questionnaires administered to high school students from the 1st to the 3rd year of the Eugênio Barros School, totaling 199 participating students. The data collected were analyzed and are included in this work. This was a descriptive and analytical study with a qualitative approach, divided into four stages. The first stage used texts by the authors mentioned above to acquire knowledge relevant to the research topic. The second stage involved going to the Eugênio Barros School to administer the questionnaire to the students, and then a period was dedicated to analyzing the data collected. Finally, the writing of this final course work was completed, which was made available to the Department of Education of the State University of Maranhão for the degree of Bachelor of Education. It was possible to verify at the end of this work that the students of the school studied are not committed to the popular culture of Caxias and are losing ties with the traditions of their ancestors, falling into oblivion and becoming only part of their memories. Therefore, it is necessary to work on cultural recovery with these students, through the experience of interculturality in their daily school lives, allowing them to revive the traditions and cultural identity of each one, so that it gains a new meaning
Palavras-chave: Interculturalidade
Valorização
Ressignificação
Identidade
Contexto de formação histórica das festas juninas
Cultura e Cultura popular
Importância das festas juninas no meio social, cultural e educacional
Cultura Popular e as festas juninas no meio educacional
Interculturalidade das Festas Juninas
Percepção e o envolvimento dos estudantes no festejo junino escolar
A compreensão geral dos estudantes sobre cultura e do festejo junino caxiense
Interculturality
Valuation
Resignification
Identity
Culture and popular culture
Context of the historical formation of the June festivals
Importance of the June festivals in the social, cultural and educational environment
Popular culture and the June festivals in the educational environment
Interculturality of the June Festivals
Students' perception and involvement in the school June festival
Students' general understanding of the culture and the June festival in Caxias
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias

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