Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendonça, Adriane Santos-
dc.date.accessioned2024-12-19T13:01:40Z-
dc.date.available2024-12-19-
dc.date.available2024-12-19T13:01:40Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Adriane Santos. Arquitetura na "medida certa": recomendações para projetos de quartos infantis.. 2019. 83f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3960pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3960-
dc.description.abstractThe present work is a guiding and planning instrument for the design of children's rooms and aimed to study methods for the adaptation of the child's room, considering its measures, needs and uses, in which this environment may become appropriate. so that it develops integrally. For this, the child development processes studied by Piaget were analyzed, the norms that deal with the ergonomics of furniture for the nursery were verified, looking for concepts, applications and anthropometric data of the children, besides having been carried through research about the Montessorian Method developed by the doctor. and educator Maria Montessori. That said, this paper aims to expose readers, especially parents and architects, that the nursery can be carefully designed and organized so that children are free to explore, play and learn, respecting their range, encouraging autonomy and allowing them to develop competence to take care of themselves and the environment they use, which will significantly influence their adult life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuarto infantilpt_BR
dc.subjectArquitetura de interiorespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectMétodo de Montessoript_BR
dc.subjectCrianças - quartospt_BR
dc.subjectProjeto de quarto para criançaspt_BR
dc.subjectChildren's roompt_BR
dc.subjectInterior architecturept_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectMontessori methodpt_BR
dc.subjectChildren's bedroomspt_BR
dc.subjectChildren's bedroom designpt_BR
dc.titleArquitetura na "medida certa": recomendações para projetos de quartos infantis.pt_BR
dc.title.alternativeArchitecture in the "right measure": recommendations for children's bedroom projects.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDMENDONÇA, A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8349463931077572pt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Débora Garreto-
dc.contributor.advisor1IDBORGES, D. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3540598412447734pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Francisco Armond do-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5001-588Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3630653624881058pt_BR
dc.contributor.referee2Viana, Thiscianne Mesquita-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0457-025Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0780608634379920pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é um instrumento de orientação e planejamento para o projeto de quartos infantis e teve como objetivo o estudo de métodos para a adaptação do quarto da criança, considerando suas medidas, necessidades e usos, na qual esse ambiente possa vir a se tornar adequado para que ela se desenvolva de forma integral. Para isso foram analisados os processos de desenvolvimento infantil estudados por Piaget, verificadas as normas que tratam da ergonomia de mobiliários para o quarto infantil, buscando conceitos, aplicações e dados antropométricos das crianças, além de terem sido realizadas pesquisas acerca do Método Montessoriano desenvolvido pela médica e educadora Maria Montessori. Dito isto, este trabalho pretende expor aos leitores, especialmente pais e arquitetos, que o quarto infantil pode ser cuidadosamente projetado e organizado a fim de que as crianças tenham liberdade de explorar, brincar e aprender, respeitando seus limites de alcance, incentivando a autonomia e permitindo que elas desenvolvam competências para cuidarem de si mesmas e do ambiente que utilizam, aprendizados estes, que influenciarão significativamente na sua vida adulta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ADRIANE SANTOS MENDONÇA - ARQ. E URBANISMO CCT UEMA 2019.pdfPDF A5.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.