Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3949
Título: | As brincadeiras no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo das crianças da educação infantil, na concepção das professoras |
Título(s) alternativo(s): | Games in the social, emotional and cognitive development of children in early childhood education, according to teachers |
Autor(es): | Costa, Ana Paula Silva |
Orientador: | Azevedo, Cleia Maria Lima |
Membro da Banca: | Azevedo, Cleia Maria Lima |
Membro da Banca: | Costa, Maria Lourdene Paula |
Membro da Banca: | Santos, Dulce Helena Teixeira dos |
Data do documento: | 2022-07-27 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo sobre a importância do brincar no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da criança, na concepção das professoras. O objetivo geral da investigação consiste em analisar como as professoras, nas suas práticas, compreendem o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da aprendizagem das crianças e como utilizam-no no trabalho educativo da Educação Infantil; por conseguinte, os objetivos específicos são: Discutir o referencial teórico da pesquisa, tendo como referência a concepção de criança, brincar e Educação Infantil; Identificar como o trabalho educativo do professor no brincar contribui para desenvolver os campos social, afetivo e o cognitivo das crianças. No transcurso da investigação foi discutido o referencial teórico que conversou com Ariés (1978), Schlindwein; Laterman; Peters (2017), Oliveira (2013), Maia (2012), Vasconcellos e Sarmento (2007), entre outros. Por esse fato, foi discutido as concepções de criança, brincar e Educação Infantil, construção teórica essa que serve para melhor entender a criança, o brincar e a educação da criança dentro da abordagem conceitual e histórica. O aspecto metodológico foi desenvolvido por meio de entrevistas cujo intuito foi buscar informações acerca do brincar para o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da criança a partir de compreensões das professoras atuantes da Educação Infantil. A pesquisa possibilitou compreender como o brincar contribui de forma significativa para o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da criança, reafirmando que a brincadeira é fundamental nessa faixa, pois por meio dessa atividade, a criança aprende a se comunicar, socializar e entender a si próprio e aos outros. O que pode ser explorado e trabalhado de forma pedagógica para haver uma aprendizagem significativa com o brincar |
Resumo: | This work is a qualitative research on the importance of play in the social, emotional and cognitive development of children, according to teachers. The general objective of the research is to analyze how teachers, in their practices, understand the social, emotional and cognitive development of children's learning and how they use it in the educational work of Early Childhood Education; therefore, the specific objectives are: To discuss the theoretical framework of the research, taking as reference the conception of child, play and Early Childhood Education; To identify how the educational work of the teacher in play contributes to developing the social, emotional and cognitive fields of children. During the research, the theoretical framework was discussed, which spoke with Ariés (1978), Schlindwein; Laterman; Peters (2017), Oliveira (2013), Maia (2012), Vasconcellos and Sarmento (2007), among others. For this reason, the concepts of children, play and Early Childhood Education were discussed, a theoretical construction that serves to better understand children, play and child education within the conceptual and historical approach. The methodological aspect was developed through interviews whose purpose was to seek information about play for the social, emotional and cognitive development of children based on the understandings of teachers working in Early Childhood Education. The research made it possible to understand how play contributes significantly to the social, emotional and cognitive development of children, reaffirming that play is fundamental in this age group, because through this activity, children learn to communicate, socialize and understand themselves and others. What can be explored and worked on in a pedagogical way to achieve meaningful learning through play |
Palavras-chave: | Brincar Educação Infantil Práticas pedagógicas Brincadeiras que as docentes trabalham na sala de aula Play Early Childhood Education Pedagogical Practices Games that teachers use in the classroom |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - ANA PAULA SILVA COSTA - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2022.pdf | PDFA | 338.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.