Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Ana Beatriz Oliveira-
dc.date.accessioned2024-12-18T17:17:23Z-
dc.date.available2024-12-18-
dc.date.available2024-12-18T17:17:23Z-
dc.date.issued2022-07-28-
dc.identifier.citationGOMES, Ana Beatriz Oliveira. A música na educação infantil como dimensão de desenvolvimento social e educacional da criança: uma análise a partir do olhar de professores. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Caxias, Universidade Estadual do Maranhão, Caxias - MA, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3948pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3948-
dc.description.abstractThinking about the many functions of music leads us to reflect on the daily routine in schools, the practices of teachers and their students, and how music is used in everyday school life. Music as a teaching tool can be explored involving numerous concepts, developing affection, creativity, socialization, bringing joy and a new learning environment. Music activities in schools do not aim to train professional musicians; they aim to provide children with the opening of sensory channels, improving their performance when expressing their emotions, broadening the perspective of culture and the formation of the individual. In this sense, the work aims to analyze the importance of music in the process of social and educational development of children in Early Childhood Education. The methodology is based on a bibliographic review of studies by Brito (2003), Alencar (2003), Ellmerich (1973), Jeandot (1993), Gainza (1988), Nogueira (2005), Joly (2003), Pereira (2010), Weigel (1988), among other authors, and exploratory field research with the objective of observing how music is used in the daily classroom by teachers in Early Childhood Education. Thus, it was possible to perceive that the application of music in the classroom provides several benefits to children, in addition to the development of fundamental aspects for learning, such as interaction, socialization, and creativity, which enables dynamic and interactive learningpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectMúsica como ferramenta de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de música na Educação Infantilpt_BR
dc.subjectMúsica no processo de desenvolvimento da criançapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular e os campos de interação com a músicapt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectCreativitypt_BR
dc.subjectMusic as a teaching toolpt_BR
dc.subjectMusic teaching in Early Childhood Educationpt_BR
dc.subjectMusic in the child development processpt_BR
dc.subjectNational Common Curricular Base and the fields of interaction with musicpt_BR
dc.titleA música na educação infantil como dimensão de desenvolvimento social e educacional da criança: uma análise a partir do olhar de professorespt_BR
dc.title.alternativeMusic in early childhood education as a dimension of the child's social and educational development: an analysis from the perspective of teacherspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDGOMES, A. B. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8587585980412413pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Maria Lourdene Paula-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, Maria Lourdene Paula; COSTA, MARIA LOURDENE PAULApt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0599843301988368pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Maria Lourdene Paula-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, Maria Lourdene Paula; COSTA, MARIA LOURDENE PAULApt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0599843301988368pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Cleia Maria Lima-
dc.contributor.referee3Martins, Elizangela Fernandes-
dc.contributor.referee3IDMARTINS, E. F.;MARTINS, ELIZANGELA FERNANDESpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0888691138460356pt_BR
dc.description.resumoPensar em muitas funções da música nos leva a refletir sobre o dia a dia nas escolas, as práticas dos professores e seus alunos e como a música acontece no cotidiano escolar. A música como ferramenta de ensino pode ser explorada envolvendo inúmeros conceitos, desenvolvendo a afetividade, criatividade, socialização, dando alegria e um novo ambiente de aprendizagem. As atividades de música nas escolas não visam a formação de músicos profissionais, ela tem por objetivo proporcionar às crianças a abertura de canais sensoriais, melhorando o desempenho ao expressarem suas emoções, ampliando a perspectiva de cultura e formação do ser. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo analisar a importância da música no processo de desenvolvimento social e educacional da criança na Educação Infantil. A metodologia fundamenta-se por meio da revisão bibliográfica nos estudos de Brito (2003), Alencar (2003), Ellmerich (1973), Jeandot (1993), Gainza (1988), Nogueira (2005), Joly (2003), Pereira (2010), Weigel (1988), entre outros autores, e pesquisa de campo do tipo exploratória com o objetivo de observar como a música é trabalhada no cotidiano em sala de aula pelos docentes na Educação Infantil. Assim, foi possível perceber que a aplicação da música dentro da sala de aula, proporciona diversos benefícios às crianças, além do desenvolvimento de aspectos fundamentais para a aprendizagem, como interação, socialização, criatividade, na qual possibilita uma aprendizagem dinâmica e interativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caxiaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ANA BEATRIZ OLIVEIRA GOMES - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2022.pdfPDFA298.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.