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Título: Metodologias de ensino de língua portuguesa como L2 para surdos no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Methodologies for teaching Portuguese as L2 for deaf people in high school
Autor(es): Sousa, Andressa Vieira Santana da Silva
Orientador: Sousa, Crislane Morais da Silva
Membro da Banca: Sousa, Crislane Morais da Silva
Membro da Banca: Bittencourt, Erlinda Maria
Membro da Banca: Moura, Sílvia Oliveira Cunha
Data do documento: 2024-08-20
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho estuda as metodologias da Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos. Na perspectiva que foi trabalhado, observa-se que através das metodologias, com o uso de materiais adaptados, os alunos surdos conseguem compreender melhor a Língua Portuguesa. Assim, examinar e descrever os procedimentos metodológicos, se fazem de suma relevância no processo de ensino e aprendizagem aos discentes com surdez. Desse modo, o nosso objetivo geral é analisar os materiais didáticos no ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos no ensino médio; para isso, pontua-se os primeiros métodos de aprendizagem dos sujeitos surdos (oralismo, comunicação total e bilinguismo); após, foi apresentado a importância da Língua Portuguesa para o desenvolvimento linguístico do surdo; por fim, as metodologias e os materiais didáticos desenvolvidos para o processo de ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos. A seguinte pesquisa visa responder a indagação: quais as orientações dos materiais didáticos no ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos? Assim, foram feitas análises de materiais, bem como levantamentos bibliográficos. Para o desenvolvimento deste estudo foram necessárias as leituras tais como: Maia; Veloso (2009); Quadros (2019); Santos; Goes (2016); Honora; Frizanco (2009); Costa (2019); Salles et al. (2004); Salces (2016); Cunha (1997); Campello (2005). A partir destas análises e descrições, entende-se que os processos metodológicos adotados pelos professores de Língua Portuguesa, colaboram com a técnica de ensino e aprendizagem de estudantes surdos, contribuindo assim para o perfil de profissionais que irão exercer suas funções com mais habilidade e competência
Resumo: This paper studies the methodologies of the Portuguese language as a second language for deaf students. From the perspective that was worked on, it is observed that through the methodologies, with the use of adapted materials, deaf students are able to better understand the Portuguese language. Thus, examining and describing the methodological procedures is of utmost importance in the teaching and learning process for students with deafness. Thus, our general objective is to analyze the teaching materials in the teaching of the Portuguese language to deaf students in high school; for this, the first learning methods of deaf subjects are highlighted (oralism, total communication and bilingualism); then, the importance of the Portuguese language for the linguistic development of the deaf was presented; finally, the methodologies and teaching materials developed for the process of teaching the Portuguese language to deaf students. The following research aims to answer the question: what are the guidelines for teaching materials in Portuguese for deaf students? Thus, analyses of materials were carried out, as well as bibliographical surveys. In order to develop this study, it was necessary to read the following works: Maia; Veloso (2009); Quadros (2019); Santos; Goes (2016); Honora; Frizanco (2009); Costa (2019); Salles et al. (2004); Salces (2016); Cunha (1997); Campello (2005). Based on these analyses and descriptions, it is understood that the methodological processes adopted by Portuguese teachers contribute to the teaching and learning techniques of deaf students, thus contributing to the profile of professionals who will perform their functions with greater skill and competence
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Metodologia
Alunos Surdos
Métodos de aprendizagem
Primeiros educadores dos sujeitos surdos
Oralismo
Comunicação
Bilinguismo e seus métodos educacionais
Língua Portuguesa e Comunidade Surda: uma ponte para a inclusão e o reconhecimento
Portuguese Language
Methodology
Deaf Students
Learning Methods
First Educators of Deaf Subjects
Oralism
Communication
Bilingualism and its Educational Methods
Portuguese Language and the Deaf Community: a Bridge to Inclusion and Recognition
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas - Caxias UEMA - Monografias



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