Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Victor Eduardo Chaves da-
dc.date.accessioned2024-12-09T21:01:52Z-
dc.date.available2024-12-09-
dc.date.available2024-12-09T21:01:52Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Victor Eduardo Chaves e. A Universidade e a formação dos professores no tempo e na pandemia da COVID-19: um estudo acerca dos relatórios de estágio em docência dos alunos do curso de história da Universidade Estadual do Maranhão. 2021. 70f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3840pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3840-
dc.description.abstractThe present work is characterized by being a qualitative research with a reflective and interpretive nature that seeks to think about teacher education within the scope of the Covid-19 pandemic from the point of view found in the supervised internship reports of elementary and high school in the history course. graduation. The work is partly the result of curiosity and dissatisfaction with the teaching method imposed in the degree course in history at the State University of Maranhão during the pandemic. The results presented in this work correspond to the unique and exclusive content of the analysis of the reports of the undergraduate history students during the pandemic period. The research is based on the discussion, a time frame from January to August 2021 of the elementary and high school reports. In order to bring and reflect on the paths and difficulties of teacher education, the work is divided between how teacher education took place before the pandemic, the analysis in: understanding the challenges and problems found in the distance learning method, trying to think about how to prepare future teachers for this reality; understand how the supervised internship is a tool that brings benefits to initial training, continuing education, which is configured as an aid to the school; interpret the requests made by the school to the university, based on the answers contained in the performance sheets; and suggest a path to be followed by the history course at the State University of Maranhão based on this new teaching realitypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professores.pt_BR
dc.subjectRelatóriospt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCurso de Históriapt_BR
dc.subjectUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectReportspt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.titleA Universidade e a formação dos professores no tempo e na pandemia da COVID-19: um estudo acerca dos relatórios de estágio em docência dos alunos do curso de história da Universidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeThe University and teacher training in time and in the COVID-19 pandemic: a study on the teaching internship reports of history course students at the State University of Maranhãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSILVA, V. E. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4000865449118512pt_BR
dc.contributor.advisor1Camêlo, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.advisor1IDCAMÊLO, J. C. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3583-6866pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa qualitativa de cunho reflexivo interpretativo que busca pensar a formação de professores no âmbito da pandemia da Covid-19 a partir do ponto de vista encontrado nos relatórios de ESTÁGIO SUPERVISIONADO do ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO do curso de história licenciatura. O trabalho em parte é fruto de uma curiosidade e insatisfação com o método de ensino imposto no curso de licenciatura em história pela Universidade Estadual do Maranhão durante a pandemia. Os resultados apresentados no presente trabalho correspondem ao conteúdo único e exclusivo da análise dos trinta e seis relatórios dos alunos do curso de história licenciatura durante o período pandêmico. A pesquisa tem como base para a discussão, um recorte temporal dos meses de janeiro a agosto de 2021 dos relatórios do ensino fundamental e do ensino médio. Com o intuito de refletir acerca dos caminhos e dificuldades da formação de professores, o trabalho aborda o processo sobre como foi a formação dos professores ao longo do tempo e durante a pandemia da COVID-19, a análise em: compreender os desafios e problemas encontrados no método a distância de ensino, procurando pensar como preparar os futuros docentes para essa realidade; entender como o estágio supervisionado é uma ferramenta que traz benefícios para a formação inicial, formação continuada, que se configura em auxílio para a escola; interpretar os pedidos feitos pela escola a universidade, a partir das respostas contidas nas fichas de desempenho; e sugerir um caminho a ser trilhado pelo curso de história da Universidade Estadual do Maranhão pautado nessa nova realidade de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - VICTOR EDUARDO CHAVES DA SILVA - HISTÓRIA UEMA - 2021.pdf862.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.