Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3828
Título: Leitura e produção textual no 6º ano do ensino fundamental: limites e perspectivas na construção de metodologias para otimizar o processo ensino-aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Reading and textual production in the 6th year of elementary school: limits and perspectives in the construction of methodologies to optimize the teaching-learning process
Autor(es): Silva, Érica Layanne Rocha da
Orientador: Miranda, Shirlane Maria Batista da Silva
Membro da Banca: Miranda, Shirlane Maria Batista da Silva
Membro da Banca: Araújo, Andreana Carvalho de Barros
Membro da Banca: Sousa, Crislane Morais da Silva
Data do documento: 2024-08-20
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esta pesquisa foca nas metodologias e práticas que facilitam a leitura e a produção textual no 6º ano do Ensino Fundamental, com o título: “Leitura e produção textual no 6º ano do Ensino Fundamental: limites e perspectivas na construção de metodologias para otimizar o processo ensino-aprendizagem”. O objetivo geral é demonstrar a pertinência de construir metodologias que facilitem e otimizem esse processo. Os objetivos específicos incluem discutir o ensino de Língua Portuguesa no 6º ano do Ensino Fundamental, refletir sobre o papel e o perfil do professor na criação dessas metodologias, e propor ações metodológicas que priorizem a leitura e a produção textual no processo ensino-aprendizagem. Para alcançar esses objetivos, são utilizados os diálogos com autores como Chiappini (2001), Oliveira (2002), Koch (2003), Antunes (2003), Magda Soares (2003), Britto (2003) e Geraldi (2006), entre outros. A metodologia utilizada é qualitativa, descritiva e exploratória, com a aplicação de questionários como instrumento de coleta de dados. Os questionários foram aplicados a professores de Língua Portuguesa que lecionam no 6º ano do Ensino Fundamental. Os resultados indicam a atual situação das práticas pedagógicas e da aquisição do ensino de Língua Portuguesa no 6º ano, especialmente no que diz respeito ao processo de leitura e produção textual. Os professores desempenham seu papel de forma satisfatória, promovendo o ensino e a aprendizagem. Contudo, a pesquisa aponta para a necessidade de adaptar os conteúdos aos diversos níveis dos alunos, descrevendo métodos, didáticas e recursos que facilitem uma aprendizagem significativa de leitura e produção textual
Resumo: This research focuses on methodologies and practices that facilitate reading and textual production in the 6th grade of Elementary School, with the title: “Reading and textual production in the 6th grade of Elementary School: limits and perspectives in the construction of methodologies to optimize the teaching-learning process”. The general objective is to demonstrate the relevance of constructing methodologies that facilitate and optimize this process. The specific objectives include discussing the teaching of Portuguese in the 6th grade of Elementary School, reflecting on the role and profile of the teacher in the creation of these methodologies, and proposing methodological actions that prioritize reading and textual production in the teaching-learning process. To achieve these objectives, dialogues with authors such as Chiappini (2001), Oliveira (2002), Koch (2003), Antunes (2003), Magda Soares (2003), Britto (2003) and Geraldi (2006), among others, are used. The methodology used is qualitative, descriptive and exploratory, with the application of questionnaires as a data collection instrument. The questionnaires were applied to Portuguese Language teachers who teach in the 6th grade of Elementary School. The results indicate the current situation of pedagogical practices and the acquisition of Portuguese Language teaching in the 6th grade, especially with regard to the reading process and text production. The teachers perform their role satisfactorily, promoting teaching and learning. However, the research points to the need to adapt the content to the different levels of students, describing methods, teaching methods and resources that facilitate significant learning in reading and text production
Palavras-chave: Leitura e produção textual
Metodologia
Ensino-aprendizagem
Língua Portuguesa
Produção textual na sala de aula
Metodologias ativas para otimizar o processo de ensino-aprendizagem
Reading and text production
Methodology
Teaching-learning
Portuguese language
Text production in the classroom
Active methodologies to optimize the teaching-learning process
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas - Caxias UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.