Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3823
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Hérico Soeiro de-
dc.date.accessioned2024-12-09T13:59:46Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-12-09T13:59:46Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUSA, Hérico Soeiro de.Se essa rua, se essa rua fosse minha: a criança e as dinâmicas de uso e apropriação da rua na realidade do bairro Nova Vitória, em Imperatriz, MA. 2015. 70f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2015. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3823pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3823-
dc.description.abstractThis monograph is the result of a case study on the role of the street with regard to social conviviality and leisure of children, using research environment theneighborhood Nova Vitoria, located in the city of Imperatriz, MA. Through a comparison between different epochs of the neighborhood: the currentseason and the beginning of the quarter. For this way exposing the differences between the ways that children use andinterpret this space, in every epoch, and also analyzing the constraints of each context. To do so, conjures up the affective memory of longtime residents of the neighborhood and the author of the work, and of course children who currently live in the neighborhood. At the end it intend to propose suggestions for modifications in the streets of the neighborhood in order to make them more democratic spaces, with regard to the various uses that can house, and that the child can enjoy best way to such a place.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRuapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectConvívio socialpt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectDesenhos das ruaspt_BR
dc.subjectEspaços democráticospt_BR
dc.subjectPapel da ruapt_BR
dc.subjectAmbiente de pesquisapt_BR
dc.subjectBairro Nova Vitóriapt_BR
dc.subjectCidade de Imperatrizpt_BR
dc.subjectMaranhãopt_BR
dc.subjectApropriação do espaçopt_BR
dc.subjectMemória afetivapt_BR
dc.subjectMoradorespt_BR
dc.subjectStreetpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectSocial convivialitypt_BR
dc.subjectLeisurept_BR
dc.subjectRole of the streetpt_BR
dc.subjectNova Vitória neighborhoodpt_BR
dc.subjectResearch environmentpt_BR
dc.subjectAffective memorypt_BR
dc.subjectMaranhãopt_BR
dc.subjectImperatriz citypt_BR
dc.subjectAppropriation of spacept_BR
dc.subjectDemocratic spacespt_BR
dc.subjectResidentspt_BR
dc.subjectStreet drawingspt_BR
dc.titleSe essa rua, se essa rua fosse minha: a criança e as dinâmicas de uso e apropriação da rua na realidade do bairro Nova Vitória, em Imperatriz, MApt_BR
dc.title.alternativeIf this street, if this street were mine: the child and the dynamics of use and appropriation of the street in the reality of the Nova Vitória neighborhood, in Imperatriz, BADpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSOUSA, H. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3836180773480822pt_BR
dc.contributor.advisor1Venancio, Marluce Wall de Carvalho-
dc.contributor.advisor1IDVENANCIO, M.W. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3695709486352940pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia resulta de um estudo de caso sobre o papel da rua no que diz respeito ao convívio social e lazer das crianças, utilizando como ambiente de pesquisa o bairro Nova Vitória, localizado na cidade de Imperatriz, MA. Através de um comparativo entre épocas diferentes do bairro: a época atual e os primórdios do bairro. Para dessa maneira expor as diferenças entre as formas com que as crianças usam e se apropriam desse espaço, em cada época, e também analisando as condicionantes de cada contexto. Para isso evoca-se a memória afetiva dos moradores de longa data do bairro e do próprio autor do trabalho, e lógico das crianças que vivem atualmente no bairro. Ao final busca-se propor sugestões de modificações nos desenhos das ruas do bairro a fim de torná-las espaços mais democráticos, no que diz respeito aos diversos usos que pode abrigar, e que a criança possa usufruir de melhor maneira de tal local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - HÉRICO SOEIRO DE SOUSA - ARQUITETURA E URBANISMO CCT UEMA 2015.pdfPDF A4.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.