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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3823
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Sousa, Hérico Soeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-09T13:59:46Z | - |
dc.date.available | 2024 | - |
dc.date.available | 2024-12-09T13:59:46Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Hérico Soeiro de.Se essa rua, se essa rua fosse minha: a criança e as dinâmicas de uso e apropriação da rua na realidade do bairro Nova Vitória, em Imperatriz, MA. 2015. 70f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2015. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3823 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3823 | - |
dc.description.abstract | This monograph is the result of a case study on the role of the street with regard to social conviviality and leisure of children, using research environment theneighborhood Nova Vitoria, located in the city of Imperatriz, MA. Through a comparison between different epochs of the neighborhood: the currentseason and the beginning of the quarter. For this way exposing the differences between the ways that children use andinterpret this space, in every epoch, and also analyzing the constraints of each context. To do so, conjures up the affective memory of longtime residents of the neighborhood and the author of the work, and of course children who currently live in the neighborhood. At the end it intend to propose suggestions for modifications in the streets of the neighborhood in order to make them more democratic spaces, with regard to the various uses that can house, and that the child can enjoy best way to such a place. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Rua | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Convívio social | pt_BR |
dc.subject | Lazer | pt_BR |
dc.subject | Desenhos das ruas | pt_BR |
dc.subject | Espaços democráticos | pt_BR |
dc.subject | Papel da rua | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Bairro Nova Vitória | pt_BR |
dc.subject | Cidade de Imperatriz | pt_BR |
dc.subject | Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Apropriação do espaço | pt_BR |
dc.subject | Memória afetiva | pt_BR |
dc.subject | Moradores | pt_BR |
dc.subject | Street | pt_BR |
dc.subject | Children | pt_BR |
dc.subject | Social conviviality | pt_BR |
dc.subject | Leisure | pt_BR |
dc.subject | Role of the street | pt_BR |
dc.subject | Nova Vitória neighborhood | pt_BR |
dc.subject | Research environment | pt_BR |
dc.subject | Affective memory | pt_BR |
dc.subject | Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Imperatriz city | pt_BR |
dc.subject | Appropriation of space | pt_BR |
dc.subject | Democratic spaces | pt_BR |
dc.subject | Residents | pt_BR |
dc.subject | Street drawings | pt_BR |
dc.title | Se essa rua, se essa rua fosse minha: a criança e as dinâmicas de uso e apropriação da rua na realidade do bairro Nova Vitória, em Imperatriz, MA | pt_BR |
dc.title.alternative | If this street, if this street were mine: the child and the dynamics of use and appropriation of the street in the reality of the Nova Vitória neighborhood, in Imperatriz, BAD | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | SOUSA, H. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3836180773480822 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Venancio, Marluce Wall de Carvalho | - |
dc.contributor.advisor1ID | VENANCIO, M.W. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3695709486352940 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia resulta de um estudo de caso sobre o papel da rua no que diz respeito ao convívio social e lazer das crianças, utilizando como ambiente de pesquisa o bairro Nova Vitória, localizado na cidade de Imperatriz, MA. Através de um comparativo entre épocas diferentes do bairro: a época atual e os primórdios do bairro. Para dessa maneira expor as diferenças entre as formas com que as crianças usam e se apropriam desse espaço, em cada época, e também analisando as condicionantes de cada contexto. Para isso evoca-se a memória afetiva dos moradores de longa data do bairro e do próprio autor do trabalho, e lógico das crianças que vivem atualmente no bairro. Ao final busca-se propor sugestões de modificações nos desenhos das ruas do bairro a fim de torná-las espaços mais democráticos, no que diz respeito aos diversos usos que pode abrigar, e que a criança possa usufruir de melhor maneira de tal local. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MONOGRAFIA - HÉRICO SOEIRO DE SOUSA - ARQUITETURA E URBANISMO CCT UEMA 2015.pdf | PDF A | 4.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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